Uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo Internacionalmente conhecidos, o Laço Rosa é símbolo maior na luta contra o câncer de mama e o Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização. Essas referências procuram envolver a população, empresas e entidades no esclarecimento da prevenção da doença por meio do diagnóstico precoce. Essa mobilização, em escala mundial, é composta de ações informativas e esclarecimentos, além da iluminação, em cor rosa, de monumentos pelo mundo. No Brasil, o movimento começou em outubro de 2002 e o primeiro monumento a ser iluminado foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Nos anos que se seguiram, a tonalidade tomou conta de outros pontos turísticos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca de Santos, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional em Brasília, entre outros. Sobre o câncer de mama O índice de diagnósticos do câncer de mama tem registrado expressivo crescimento no mundo inteiro, sendo a principal causa de morte da população feminina entre 39 e 58 anos de idade. No Brasil, estima-se que mais de 60 mil novos casos sejam apontados em 2013 e as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Entre os óbitos por doenças em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por região, o Sudeste lidera o ranking, seguido do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte (1.530). Em relação às mortes pela doença, o dado mais recente que o Inca tem é de 2010, registrado no banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), com 12.705 óbitos de mulheres e 147 de homens somente na rede pública. |
Virgínia Rapôso Ciarlini – Imprensa SNM/PSB
|