A coluna Mulher 4.0 está sempre atenta às pautas que dizem respeito aos direitos das mulheres. Esse ano a Lei Maria da Penha completa 18 anos no Brasil e, pensando nisso, produzimos uma minissérie, com quatro capítulos, para falar sobre os cinco tipos de violências contempladas nesta Lei tão importante. Sancionada em 7 de agosto de 2006, ela é considerada um avanço enorme para o país, além de servir como modelo para outras nações.
Mas, afinal, você sabe de quais tipos de violência estamos falando? A palavra violência quase sempre nos remete a abusos físicos e sexuais, no entanto, existem agressões morais e verbais que também caracterizam-se como violência. Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha. São elas: violência psicológica, moral, patrimonial, física e sexual.
De acordo com 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado, que faz parte da mais longa série de pesquisas de opinião sobre o tema no Brasil, três em cada dez mulheres já foram vítimas de violência doméstica provocada por homens.
O levantamento é uma parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), e apurou que a violência psicológica é a mais recorrente (89%), seguida pela moral (77%), física (76%), patrimonial (34%) e violência sexual (25%). Foram entrevistadas 21.787 brasileiras, com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 21 de agosto e 25 de setembro de 2023. Pela primeira vez a pesquisa identificou e ouviu também as mulheres transgênero.
Acesse a matéria no site de origem.
Fonte: Agência Patrícia Galvão