Ideia é mapear atuação de órgãos partidários ligados à causa das mulheres.
A Secretária da Secretaria Nacional de Mulheres Socialistas, Dora Pires, concedeu entrevista nesta semana à professora Daniela Leandro Rezende, da Universidade de Viçosa, Minas Gerais, para a pesquisa “órgãos de mulheres nos partidos políticos brasileiros: estratégia retórica ou ação afirmativa?
”Dora destacou a importância de uma pesquisa como esta: “As mulheres na política merecem cada vez mais espaço e reconhecimento pela luta diária que travam neste ambiente que é predominantemente machista e masculino. Fico muito honrada em ser procurada para este estudo, pois ele evidencia o trabalho que estamos realizando à frente da SNM, principalmente a formação política das mulheres socialistas”, disse.
Coordenadora do projeto, Daniela afirmou que a pesquisa pretende avaliar estratégias partidárias voltadas à promoção da representação política de mulheres.
“Mais especificamente, o projeto se volta à investigação das organizações de mulheres nos partidos políticos, com o objetivo de avaliar se a existência de tais órgãos pode ser classificada como uma ação afirmativa ou se indica apenas um compromisso retórico com o incremento da participação de mulheres nos partidos”, explicou.