A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) enviou um ofício ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicitando que o estado paulista conceda à população a gratuidade no transporte público nos dias de realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
No documento, que foi enviado na segunda-feira (30), a parlamentar afirma que a medida é necessária para garantir a melhor execução das prova, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro, e para minimizar os desafios enfrentados por muitos estudantes.
A distância entre o local de moradia e o local do exame e a dificuldade financeira apresentada por muitos dos inscritos são alguns dos pontos citados por Tabata ao pedir o passe livre para Tarcísio.
“Nos últimos dois anos tivemos recorde de abstenção no Enem. Não podemos repetir isso neste ano. O passe livre vem como incentivo para que nossos estudantes, em especial aqueles que moram na periferia, prestem a prova e possam ter acesso às oportunidades que ela oferece”, explica a deputada, que é pré-candidata à prefeitura da capital paulista.
Tabata pede que o Governo de São Paulo libere as catracas de transportes intermunicipais e do metrô e que amplie a oferta de ônibus nos domingos em que serão realizados o Enem.
A Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta terça-feira (31) a gratuidade em seus ônibus nos dias da prova. O passe livre valerá no período entre 9h e 21h.
Provável oponente do emedebista nas eleições municipais de 2024, Tabata lembra que havia feito a mesma solicitação pelo passe livre para o Enem em 2022, mas foi ignorada.
No ano passado, a deputada federal do PSB foi uma das protagonistas da mobilização que levou a prefeitura da capital paulista a adotar a gratuidade durante o segundo turno das eleições. No mês passado, Tabata também pleiteou a gratuidade para a votação de conselheiros tutelares.
Como mostrou Folha, milhares de estudantes em diversas regiões reclamam que foram alocados para realizar as provas do Enem em locais bem distantes de suas residências, o que rendeu diversas críticas ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O governo Lula confirmou que cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em dezembro.
AVENIDA
A médica e ex-BBB Thelminha prestigiou um coquetel promovido pelo Camarote Bar Brahma, na semana passada, no Bar dos Arcos, em São Paulo. Ela será, pelo segundo ano consecutivo, musa do espaço no Carnaval paulistano do ano que vem. A cantora Leci Brandão se apresentou no evento, que contou também com a presença do músico Ivo Meirelles.