Os 2 são pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo; deputado misturou cenários de pesquisa ao divulgar gráfico
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) criticou o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) por excluir seu nome em post no qual ele cita os resultados da pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo divulgada na 2ª feira (4.mar.2024) pela consultoria Realtime Bigdata.
Conforme o levantamento, Boulos tem 34% da preferência de votos para a prefeitura de São Paulo, contra os 29% do atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). Tabata vem na sequência, com 10%.
A pesquisa entrevistou 2.000 brasileiros de 1º a 2 de março. Os entrevistados têm a partir de 16 anos. O nível de confiança do material é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O gráfico publicado por Boulos no Instagram mistura os percentuais de cenários distintos testados pela consultoria. Todos os cenários estão na íntegra do levantamento (PDF – 12 MB). O material está registrado no TSE sob o nº SP-033963/2024.
Veja a publicação de Boulos:
No Instagram, a deputada federal publicou um vídeo em que critica a forma como Boulos divulgou a pesquisa. Ela apresenta alguns dos dados do levantamento.
“Em nenhuma dessas leituras, não importa o quanto eu me esforce, eu consigo entender de onde o Boulos tirou esse gráfico que ele postou. Esse cenário não existe. Ele simplesmente retirou meu nome e colocou uma realidade que sequer faz sentido. Agora eu pergunto para vocês: o que é isso? É estatística criativa? É erro, alguém não tinha noção do que estava fazendo? Ou é safadeza mesmo?”, declarou deputada federal.
Fonte: Poder 360