Os deputados Heitor Schuch (PSB-RS), Tabata Amaral (PSB-SP) e Pedro Campos (PSB-PE) estão na comitiva do presidente Lula para a China. A viagem, que começou nesta terça-feira (11), tem como principal pauta o estreitamento das relações comerciais entre o Brasil e o país asiático.
Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, Schuch afirmou que essa é uma importante oportunidade de ampliar ainda mais a parceria comercial entre os dois países. “Especialmente para grãos, carnes e tabaco. Temos que achar o mercado para os nossos produtos no mundo e a China é sempre um bom caminho”, acrescentou.
Tabata disse que está honrada em ser indicada pelo líder do PSB, Felipe Carreras (PE), para integrar a delegação brasileira e afirmou que será uma grande missão, com muitos aprendizados.
De acordo com Pedro, a missão oficial é de extrema importância para estreitar as relações com a China que, além de uma das principais parceiras comerciais, é também de grande relevância na geopolítica internacional. “Enquanto deputado por Pernambuco e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, estarei buscando caminhos para que essa maior integração entre os dois países também fortaleça o desenvolvimento regional”, reforçou.
A delegação brasileira conta com parlamentares, ministros e empresários. Lula foi convidado pelo presidente chinês, Xi Jinping, e deve defender as relações já construídas com o maior parceiro comercial do Brasil, além da tentativa de ampliar os produtos de exportação para o mercado chinês. O presidente deve tratar também sobre tecnologia, mudanças climáticas, transição energética e o combate à fome.