Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu, na noite desta segunda-feira (28), uma solenidade em homenagem aos 76 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A celebração foi proposta em requerimento do deputado estadual Sileno Guedes, líder da bancada do PSB na casa e presidente do partido no Estado. A militância socialista se fez presente em peso na celebração, que contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, representantes de movimentos sociais e dos segmentos do PSB, além de lideranças de outros partidos.
Em seu discurso, Sileno ressaltou nomes históricos de socialistas como os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e falou sobre a história recente do partido em Pernambuco. “Eduardo Campos governou Pernambuco após a partida de Miguel Arraes e fez do nosso estado uma referência de crescimento econômico e políticas sociais para quem mais precisa”, discursou. “As prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos também mantêm esse legado vivo. Não posso deixar de falar do Recife, que tem como prefeito João Campos, um dos gestores mais bem avaliados do país. Podemos dizer o mesmo dos nossos mais de 450 vereadores e vereadoras”, completou.
O socialista também destacou a importância de os militantes não tirarem a visão sobre os referenciais socialistas que tanto fizeram por Pernambuco e pelo país nas últimas décadas, e de, ao mesmo tempo, manterem o olhar para a construção do futuro. “Se Pernambuco é imortal, como tão bem afirma nosso hino, o PSB deve se orgulhar de ser o partido que, por mais tempo em nossa história democrática, contribuiu para fazer do nosso estado ainda maior e melhor”, declarou.
Em seguida, o deputado federal Pedro Campos (PE), que representou a executiva nacional na celebração, afirmou que os ideais do PSB “não envelheceram”
Ele fez um paralelo entre a pomba estampada na bandeira do partido e a passagem bíblica do dilúvio, que fala sobre esperança em meio a grandes adversidades. O parlamentar recebeu uma placa comemorativa da Alepe em alusão aos 76 anos completos do partido. “Eu tenho certeza de que todos nós que estamos aqui e militamos no PSB seguiremos juntos atrás dessa pomba, atrás dessa esperança em dias melhores”, afirmou.
Além de Pedro Campos e Sileno Guedes, participaram da mesa o vereador e presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, as deputadas estaduais Gleide Ângelo e Simone Santana, a prefeita de Surubim, Ana Célia e a secretária nacional das mulheres do PSB, Dora Pires. Os deputados estaduais João de Nadegi (PV), Dani Portela (PSol) e Rosa Amorim (PT) também prestigiaram a cerimônia.
Com informações da assessoria de imprensa do PSB-PE e do Diário de Pernambuco