A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) promoveu seminário, nesta segunda-feira (13), com o tema “Comunicação de mandatos na atualidade – Relacionamento com a imprensa em tempo de mídias digitais”. O objetivo da discussão foi aprimorar as ações de comunicação voltadas ao mandato parlamentar e à bancada socialista.O seminário contou com a participação do chefe da Assessoria de Imprensa da Liderança do PSB na Câmara, Gustavo Sousa, além do assessor de Comunicação da Liderança do Partido no Senado, Moacyr de Oliveira; do publicitário e ex-secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingo Leonelli, e do repórter especial da revista Época, Leonel Rocha.
De acordo com Gustavo, para desempenhar um bom trabalho de assessoria, é primordial entender o que é notícia. “O que o jornalista busca é notícia. Se compreendemos isto e oferecemos informação nova, atual e que esteja em sintonia com a pauta em voga, amplia-se a possibilidade de conquistar espaço na reportagem”, analisou. Para Gustavo, de modo geral, o assessor de imprensa deve funcionar como facilitador. “A assessoria precisa estar atenta aos assuntos do dia e às necessidades da imprensa. Deste modo, fica mais fácil encontrar as oportunidades para apresentar o trabalho do parlamentar e construir sua imagem como fonte.” Em relação às redes sociais, Gustavo enfatizou que as mídias digitais trazem vantagens no processo de distribuição e multiplicação das informações sobre a atuação do parlamentar. Porém, alertou para a necessidade de monitoramento. “Mídias como o Twitter e o Facebook são extremamente dinâmicas. Isso exige o acompanhamento constante, pois as repercussões do que é publicado são praticamente instantâneas”, concluiu. |
|||
Fonte: Liderança do PSB na Câmara
|