O Sarau Solidário promete oferecer muita música, dança e outras expressões artísticas em troca de solidariedade
O principal objetivo do evento é promover a dignidade e a saúde das mulheres que estão em abrigos no Rio Grande do Sul. A academia de Dança Passo a Passo, no bairro Aparecida, e a cafeteria Podcast Coffee, no Paraviana, são os pontos de coleta dos produtos, que serão organizados e enviados ao estado.
Com uma lista diversa de artistas confirmados, o Sarau Solidário promete oferecer muita música, dança e outras expressões artísticas em troca de solidariedade nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 19 horas. O evento marca o lançamento da campanha SOS Mulheres do Rio Grande do Sul.
O sarau será realizado na cafeteria Podcast Coffee, localizada na avenida Severino Soares de Freitas, número 1.464-4, bairro Paraviana. A arrecadação inclui produtos de higiene como absorventes, sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo e condicionador, lenços umedecidos e fraldas descartáveis, que também podem ser entregues na academia de Dança Passo a Passo, na rua Pedro Teixeira, número 673, no bairro Aparecida, co-organizadora da ação.
Segundo Luana Amaral, professora de dança da academia Passo a Passo, a ideia surgiu durante uma conversa sobre a situação no Rio Grande do Sul, recentemente afetado por fortes chuvas e enchentes, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas. “Como grande parte do público da nossa academia é composta por mulheres, é inevitável termos um olhar mais sensível para essa parte da população, que enfrenta particularidades do gênero feminino, além da responsabilidade de muitas serem mães e cuidadoras de suas famílias”, afirmou Luana. “Queremos proporcionar um pouco de bem-estar básico para essas mulheres que passam por uma situação tão grave.”
A jornalista e empreendedora do Podcast Coffee, Marleide Cavalcante, também aderiu prontamente à ideia, sensibilizada pela situação das mulheres e crianças nos abrigos, que enfrentam não apenas a perda de suas casas, mas também denúncias de assédio e agressões. “É estarrecedor que, em um momento tão difícil, ainda existam pessoas que se aproveitam da vulnerabilidade alheia. Nosso objetivo é diminuir o mal-estar e o sofrimento dessas mulheres, mesmo que apenas um pouco”, explicou Marleide.
Diversos artistas se mobilizaram para colaborar com a campanha, que vai até o fim de junho. Entre os confirmados estão Zeca Preto, Neuber Uchôa, Eliakin Rufino, Euterpe, Leka Denz, Siddhartha Brasil, Halisson Crystian, Millena Makuxi, Anne Louise, Paulo Trindade, Alex Pizano, Dones e Niko Rivero. Além disso, dançarinos profissionais e estudantes da academia Passo a Passo estarão presentes para conduzir a roda de dança.
Fonte: Folha BV