De acordo com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, países que adotaram o modelo de lista aberta tiveram um “aumento exponencial da participação das mulheres na política”
Em entrevista à TV Migalhas, durante o “XI Fórum Jurídico de Lisboa”, Rodrigo Maia afirmou que uma reforma política no país geraria grande avanço na questão de gênero. Segundo o ex-presidente da Câmara dos Deputados, “todo país que adotou o modelo de lista aberta, o primeiro grande impacto nos parlamentos foi o aumento exponencial da participação das mulheres na política”.
“Um sistema eleitoral que fortaleça a representatividade dos partidos conforme as suas ideias. A lista coordenada, que é por maioria simples, seria um primeiro passo para um sistema distrital misto no futuro e ela organizaria melhor a relação dos partidos por seus parlamentares, que hoje é muito frágil.”
O evento
O XI Fórum Jurídico de Lisboa ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, sob o mote principal “governança e constitucionalismo digital”. O evento é organizado pelo IDP – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, pelo ICJP – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo CIAPJ/FGV – Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.
Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/388972/reforma-politica-geraria-avanco-na-questao-de-genero-diz-rodrigo-maia