Uma pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a ONU Mulheres mostra que ainda temos um longo caminho para a equidade de gênero. Segundo o estudo, 81% dos entrevistados acreditam que a presença de mulheres na política e em outros espaços de poder aprimora a sociedade. Foram ouvidos cerca de 2 mil brasileiros acima de 16 anos de idade em 141 municípios.
O estudo também aponta que 70% concordam que só existe democracia de fato com a presença de mulheres. Outros 77% dos entrevistados avaliam que deveria ser obrigatório que parlamentos em todos os níveis tivessem composição paritária, ou seja, correspondência equitativa entre homens e mulheres.
81% consideram extremamente importante que o poder executivo estimule o acesso de mulheres e homens às mesmas oportunidades de trabalho e salários. Outros 72% consideram importante que o Governo Federal promova políticas visando assegurar oportunidades iguais de atuação em partidos políticos e em governos. Atualmente, menos de 10% das cadeiras da Câmara dos Deputados é ocupada por mulheres.
Fonte: Época Negócios <https://epocanegocios.globo.com/colunas/Bolsa-de-Valores/noticia/2018/09/para-81-presenca-de-mulheres-na-politica-aprimora-sociedade.html>