Simone Tebet, ministra do Planejamento, usou as redes sociais para comemorar o resultado do PIB e reiterou projeção de alta de 3% em 2023
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS), usou as redes sociais para comemorar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre, que cresceu 0,9%, acima das projeções do mercado.
Em sua conta oficial no “X” (ex-Twitter), Tebet reiterou a projeção feita pela pasta que comanda e disse que o país deve registrar uma expansão econômica de 3% neste ano.
No primeiro trimestre, o PIB do país cresceu 1,8% (dado revisado pelo IBGE). Com o desempenho do segundo trimestre, a alta acumulada no ano já é de 2,7%.
“A economia brasileira crescerá 3% em 2023, mesmo que os últimos trimestres do ano tenham crescimento nulo”, escreveu Tebet, destacando que o PIB brasileiro cresceu “três vezes mais que as expectativas”.
“Não há segredo. É trabalho sério e compromisso com o povo e com o futuro do país”, completou a ministra do Planejamento.
Em nota divulgada pouco depois de o IBGE anunciar os dados do período entre abril e junho, o Ministério do Planejamento destacou que “houve crescimento de todos os setores da indústria e dos serviços”.
“Os componentes da demanda mostram crescimento, destacando o vigor do consumo das famílias, que já cresceu 1,7% em relação ao final do ano passado, e o forte desempenho das exportações, que aumentou mais de 3% neste período”, diz a pasta no comunicado.