O Conselho de Segurança da ONU dedica nesta quinta-feira (25) uma sessão ministerial à análise do tema das mulheres, da segurança e da paz, uma das prioridades apontadas pela Bolívia durante seu mandato neste mês.
A reunião busca promover a implementação da agenda da mulher, a paz e a segurança e abordar estes temas com o enfoque do empoderamento feminino nas esferas política e econômica.
De acordo com a nota de imprensa difundida pelos organizadores, a sessão será dirigida pela presidenta da Câmara dos Deputados da Assembleia Legislativa do Estado Plurinacional da Bolívia, Gabriela Montaño.
Também participarão a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallstrom; a vice-ministra das Relações Exteriores da Holanda, Joke Brandt; e a ministra de Estado do Escritório Federal das Relações Exteriores da Alemanha, Michelle Muntefering.
Em debates anteriores sobre este tema no Conselho de Segurança, os membros concordaram com a necessidade de aumentar a representação feminina nas operações de paz da ONU e com o importante papel que as mulheres podem desempenhar nos diálogos de paz.
De acordo com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, a maior presença de mulheres nas equipes das Nações Unidas contribuirá para se opor a tendências negativas como os abusos sexuais e a violência de gênero.
Nesse sentido, a organização multilateral impulsiona mais iniciativas para investigar os vários informes de abusos por parte dos capacetes azuis, responsabilizar os culpados e dar assistência e reparação às vítimas, em sua maioria mulheres e meninas.
Fonte: Brasil247