A MTV América Latina e da Campanha do Secretário-Geral UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres lançam a iniciativa “O valente não é Violento” para toda a América Latina e Caribe, em uma chamada para que os jovens da região façam parte da solução para acabar com a violência contra as mulheres. O lançamento da iniciativa regional acontecerá em uma grande festa organizada com o apoio da Câmara Municipal de Quito no próximo dia 10 de julho.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou a campanha global UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres em 2008. Através da campanha UNA-SE, o Secretário-geral das Nações Unidas destaca a necessidade de concentrar esforços na prevenção da violência contra as mulheres, para além da sensibilização da população masculina, promovendo uma mudança de atitudes em direção a sociedades igualitárias, não-violentas e incorporando os homens como parte da solução, não somente como parte do problema. Sem eu lançamento, a campanha destacava que a “violência contra as mulheres nunca é aceitável, nunca é perdoável, nunca é tolerável”.
Nas Américas, 29,8% das mulheres já foram vítimas de abuso físico e/ ou sexual por um parceiro, e 10,7% sofreu violência sexual cometida por alguém com quem não se relacionava intimamente. Neste contexto, surge a iniciativa “O Valente não é Violento”, impulsionada pelas agências da ONU: ONU Mulheres, UNICEF, PNUD, UNFPA e OPAS / OMS.
“O Valente não é violento” é um chamado a todas e todos os jovens a serem valentes e corajosos, realizando atos extraordinários e, ao mesmo tempo, simples e cotidianos, como romper com os estereótipos que causam a violência. Além disso, pretende-se que especialmente os homens jovens repensem o significado de ser valente, corajoso, de ser homem e que deem um novo sentido à sua própria masculinidade, gerando ações positivas contra a violência que se exerce contra mulheres e meninas, proporcionando-lhes um espaço para sejam eles quem preencham com novos conteúdos a ideia de ser “Valente”.
O lançamento da iniciativa regional acontecerá em uma grande festa organizada com o apoio da Câmara Municipal de Quito no próximo dia 10 de julho. A festa será animada pelo DJ da MTV Mauricio Parra, que vai distribuir brindes e apresentará um concurso onde os jovens vão apresentar propostas originais e criativas para acabar com a violência contra mulheres e meninas. O projeto vencedor será destaque em um programa da MTV.
|
Fonte: Unifem
|