Realizado no Palácio da Cidade, evento faz parte do calendário do G20 no Brasil e contou com a organização da Embaixada do Reino Unido
A secretária de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do ministério das Mulheres, Rosane Silva, participou nesta quarta-feira (10) da recepção de especialistas da delegação do W20 Brasil, grupo independente de engajamento do G20 pelo empoderamento econômico de mulheres e igualdade de gênero. O evento aconteceu no Palácio da Cidade e foi organizado pela Embaixada do Reino Unido, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, e teve como objetivo fortalecer o diálogo e o apoio à atuação do grupo independente na promoção e na manutenção da agenda de gênero como uma das pautas prioritárias do G20. Também estiveram presentes a presidente do W20, Ana Fontes; a Secretária de Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Trindade; a Superintendente de Promoção Institucional da Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, Aline Inglez, além de representantes do Legislativo, do Comitê do G20 e da sociedade civil.
O Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres passa a existir este ano, sob a presidência brasileira do G20, e tem sua primeira reunião nos dias 17 e 18 de janeiro, dando início aos encontros de 2024. Com isso, o Brasil tem a oportunidade de pautar importantes temas da vida das mulheres junto às 20 principais economias do mundo, como o enfrentamento à misoginia e às violências, a autonomia econômica e a justiça climática, além do compromisso de liderar mudanças transformadoras e troca de experiências que assegurem os direitos das mulheres em diferentes realidades sociais e culturais.
“O Ministério das Mulheres tem uma responsabilidade muito grande porque o Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres está acontecendo pela primeira vez no G20; existem outros GTs que estão há muitos anos produzindo conteúdo e, no nosso caso, a experiência começa exatamente aqui no nosso país. A nossa responsabilidade é como Ministério das Mulheres, mas também das parceiras, como as secretarias estaduais e municipais de Mulheres frente ao desafio que está colocado. Nosso objetivo é que as políticas públicas que estamos construindo no Brasil sirvam também de exemplo para os outros países membros do G20”, afirmou a secretária Rosane Silva.
“Com a realização do G20 no Brasil temos a chance através do W20 (grupo de engajamento para a pauta de mulheres) de acelerar e avançar com temas fundamentais para que as mulheres tenham acesso a uma sociedade mais justa, mais inclusiva e menos desigual”, diz Ana Fontes, delegada líder do Brasil no W20.
A embaixadora do Reino Unido reafirmou o compromisso com o apoio às atividades acerca do tema no Brasil e destacou que eventos como esse fortalecem a conexão entre os países e possibilitam uma maior organização para que a agenda de gênero se torne central nos encontros do G20.
Fonte: Ministério das mulheres