Fórum foi criado neste Dia da Visibilidade Lésbica pela pasta da ministra Cida Gonçalves e deve promover estratégias voltadas para economia, cuidado e enfrentamento à violência
O Ministério das Mulheres, chefiado pela ministra Cida Gonçalves, criou nesta terça-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, o Fórum para a Promoção de Estratégias para a Autonomia Econômica e Cuidado, Enfrentamento à Violência e Articulação Institucional de Políticas Públicas para Lésbicas. A ação foi instituída por meio da Portaria nº 235, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Com encontros a cada quatro meses e prazo de duração de dois anos, o fórum visa a prestação de consultoria em debates para a articulação de políticas estratégicas para amparar mulheres sáficas — ou seja, que se atraem e se relacionam com mulheres –, e incluí-las no debate público.
Entre os temas a serem pensados estão atendimento e pesquisa sobre saúde, apoio à participação no controle social de políticas para mulheres, debates sobre igualdade de gênero e participação política e prevenção às violências lesbofóbicas.
Podem ser convocados a compor o Fórum nomes de outros sete ministérios, incluindo Direitos Humanos, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Saúde, Cultura, Educação e Desenvolvimento Social.
O fórum será integrado pela Ouvidoria do Ministério das Mulheres; a assessoria do gabinete da ministra Gonçalves; a Assessoria Especial de Participação Social e Diversidade, que fica com a coordenação; e as Secretarias Nacionais de Autonomia Econômica e Política do Cuidado, Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política.