Cerca de 200 mulheres participaram de encontro onde também foi apresentada proposta da Casa da Mulher Indígena
OMinistério das Mulheres, representado pela diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues, esteve no Território Yanomami de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira (AM), durante a Assembleia de Mulheres Yanomamis, onde fez uma escuta qualificada, acolheu as demandas e apresentou a proposta da Casa da Mulher Indígena. Participaram cerca de 200 mulheres.
“Esse encontro faz parte de um plano de ações que apresentamos para a constituição da rede de proteção a meninas e mulheres Yanomamis, coordenada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)”, diz Pagu Rodrigues, referindo-se à Rede Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Crianças da Terra Indígena (TI) Yanomami, lançada em abril deste ano.
A rede surgiu como proposta articulada para que fossem discutidas políticas públicas integradas para a população Yanomami, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência contra meninas e mulheres da etnia.
Conforme complementa a diretora de Proteção de Direitos, toda política deverá ser consultada em todos os territórios Yanomamis, inclusive onde será instalada a Casa da Mulher Indígena, a partir do Protocolo de Consulta Yanomami.
Fonte: ASCOM/PR