Iniciativa é voltada para amparar mães trabalhadoras, na semana voltada para incentivar a amamentação em todo o mundo
O Ministério da Saúde vai implementar salas de amamentação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país. O projeto-piloto da pasta instalou as primeiras unidades em cinco estados: Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná.
A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (31/7), durante o lançamento da campanha de incentivo à amamentação. A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada sempre na primeira semana de agosto.
“Ao implementar salas de amamentação nas Unidades Básicas de Saúde, que estão mais próximas do local de residência e trabalho, as mulheres terão acesso a local apropriado para retirar, armazenar o leite e receber todo o apoio para dar continuidade à amamentação. E, no caso de novas unidades com mais de quatro equipes de saúde, as salas serão previstas na planta”, informa o ministério, em nota.
De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) de 2021, 45,8% das crianças com menos de seis meses recebem exclusivamente o leite materno no Brasil.
Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, relembrou casos de agressão a mulheres que amamentavam em público. “Que haja espaço nos postos de saúde, nas empresas, mas, se for necessário amamentar em público, nós vamos, porque esse é um direito nosso e da criança e, por isso essa campanha tem tanta importância”, afirmou.