A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também vai participar da Cúpula da Amazônia, que será realizada nos próximas dias 8 e 9, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Ela é a quinta ministra a confirmar presença no evento, que ainda vai contar com o ministro das Cidades, Jader Filho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara.
A ministra inclusive vai almoçar junto com outras autoridades, como Dilma Roussef e Marina Lima, além de outros chefes de estado, no Aviú do Parque, na segunda-feira, 7.
A Cúpula da Amazônia vai reunir os presidentes dos oito países da região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que o objetivo é construir uma posição conjunta que será levada à Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, realizada no fim deste ano em Dubai.
Antes disso, em um evento prévio, o Diálogos Amazônicos, representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais países amazônicos se encontrarão, entre 4 e 6 de agosto, para formular sugestões visando a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região.
O resultado desses debates será apresentado aos chefes de Estado durante a reunião da Cúpula da Amazônia.