Elas são maioria em 4 regiões, menos no Nordeste, mas estão chegando lá. Melhores resultados delas são nas áreas de moda e alimentação, diz Sebrae.
Mais da metade das pessoas que resolveram abrir o próprio negócio são mulheres. A explicação, segundo a pesquisa, é que as mulheres procuram se especializar, estudar mais. Neste caso, a informação é o segredo do negócio. Em quatro regiões brasileiras, as mulheres estão no comando da maioria das novas empresas. O segredo está em cada detalhe. Renata não abre mão da perfeição. A mistura de cores e sabores deu certo. Os docinhos são verificados um por um antes da entrega. As encomendas de bolos especiais não param de crescer, ocupam os cinco funcionários há quatro anos. E não pode ter preguiça. Muitas vezes o trabalho vai noite adentro. “A empresa é uma característica do dono. Então eu acho que se você tem realmente garra, e associado a qualidade, a paixão, é um produto excelente que sai no final”, avalia a empresária Renata Rabelo. O olhar feminino pode garantir o sucesso do negócio. Mulheres que querem vencer, sabem ousar em busca do retorno financeiro. E têm disposição para isso. Os dados do Sebrae mostram que mais da metade dos novos empreendedores são mulheres: 52%. E essa força feminina é maioria em quatro das regiões brasileiras: Norte (57%), Sul (57%), Centro-Oeste (56%) e Sudeste (51%). No Nordeste, elas estão quase lá: 49%. O presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, diz que as mulheres estão se qualificando, fazendo cursos e planejando a realização do sonho do negócio próprio. “Sempre é necessário estar se atualizando, se capacitando, enxergando o que seu concorrente está fazendo. Então, o que decide a sobrevivência é conhecimento, informação”, ressalta. Na oficina de Agda Oliver, o comando é só dela. Há quatro anos, decidiu largar a carreira de bancária e estudar os motores e engrenagens dos carros. A escolha foi cheia de desafios, mas hoje ela entende de tudo e ainda orienta os funcionários experientes que aprovam a chefia feminina. “Os homens são mais relaxados, as mulheres são mais organizadas”, compara um funcionário. Agda explica que trata as clientes com todo o luxo. “Aqui na minha oficina eu faço tudo para resolver o problema das mulheres. Se eu não consigo resolver aqui, eu procuro parcerias em outro lugar para realmente ela não ter que ficar procurando em outros”, conta a empresária. A maquiadora Raquel Galvão levou o carro para um orçamento. E prometeu voltar: “Tudo explicadinho, e mulher precisa disso, principalmente de uma coisa que a gente não entende, que é carro”. Segundo a pesquisa, as mulheres estão conseguindo melhores resultados nos setores de moda e alimentação. |
Fonte: G1
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