O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao ministro Ricardo Lewandowski que a primeira-dama Janja da Silva tem “expectativa” de que o novo ministro da Justiça escolha muitas mulheres para atuar na pasta.
- Crise na segurança, regulamentação das redes e recompra de armas: os desafios de Lewandowski no Ministério da Justiça
- Ex-ministro ‘garantista’ do STF e próximo ao PT: a trajetória de Ricardo Lewandowski
— A Janja está na expectativa de que Lewandowski coloque muitas mulheres no ministério — disse Lula, fora dos microfones, para o novo auxiliar.
A primeira-dama acompanhou o anúncio no Palácio do Planalto. Lewandowski respondeu.
— Com certeza.
Durante o anúncio, Lula afirmou que os ministros têm autonomia para montar suas equipes. Como mostrou O GLOBO, Lewandowski vinha indicando que gostaria de escolher quem fossem seus principais auxiliares.
— Tenho o hábito cultural de não indicar ninguém para (cargos em) nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. O meu time sou eu que escalo. Se eu perder, que me tirem. Se eu ganhar, que eu continue.
Lewandowski será empossado no cargo de ministro da Justiça em 1º de fevereiro. Até lá, fará transição junto com Flavio Dino, que em 22 de fevereiro assume uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre as mulheres que integram a atual equipe de Flavio Dino estão Estela Aranha, que ocupa a Secretaria de Direitos Digitais e Tamires Sampaio e Sheila de Carvalho, que são assessoras especiais do ministério.
Fonte: O Globo