A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta segunda-feira (26), de uma sessão solene em homenagem aos dez anos de criação de três Universidades Federais dos Estados do Ceará, da Bahia e do Pará.
Para a socialista, esse momento de comemoração e de rememoração da história dessas universidades é, também, um momento de reafirmar os compromissos com o ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo para a juventude desse país.
“Depois de termos vivido quatro anos de terror sobre as universidades e a educação brasileira, precisamos, agora, reafirmar o compromisso com o fortalecimento dessas universidades e o surgimento de novas. Sem educação de qualidade, o nosso país não tem futuro”, afirmou.
Lídice disse que, além da criação de novas universidades, é necessário consolidar as que existem hoje. “É preciso debater para que tenhamos a garantia da permanência das nossas universidades e dos nossos alunos, que precisam de assistência e reforço orçamentário para estudarem.”
Outro ponto de fortalecimento apontado pela deputada é o de extensão universitária. Ela contou que participou recentemente de uma audiência sobre o assunto na Comissão de Educação. “Sabemos da importância que a extensão universitária tem para democratizar o conhecimento, o ensino e incorporar à sociedade a consciência da importância das universidades públicas”, destacou.
Em defesa da educação pública
Quando ainda estava no Senado, Lídice da Mata foi uma das parlamentares que atuou fortemente para a criação dessas universidades. Ela foi a relatora, na Comissão de Educação, do PL que criava a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
À época, a deputada já lutava para que essas instituições chegassem ao interior da Bahia e suprissem a falta de vagas para o ensino superior público na região. Ela também teve importante papel na articulação política, já que se reuniu com diversos líderes da época para que o projeto fosse aprovado com a maior celeridade possível.
Com informações da Liderança do PSB na Câmara