A líder quilombola de Cavalcante, Lucilene Kalunga, aceitou o convite do presidente estadual do PSB, deputado federal Elias Vaz, e assume a Secretaria Estadual de Mulheres do partido em Goiás. “É motivo de orgulho ter a companheira Lucilene para comandar essa pasta. É uma guerreira, com história de luta e o PSB está sendo privilegiado em tê-la à frente de uma importante secretaria”, afirma Elias Vaz.
Lucilene Kalunga, 39 anos, nasceu em Cavalcante. Saiu do município para estudar em Goiânia, onde se tornou ainda mais atuante na luta das mulheres negras, sobretudo quilombolas. “Participei de vários movimentos regionais e nacionais, representando o povo Kalunga. Trabalho na articulação de políticas públicas para as comunidades tradicionais”.
Essa mulher batalhadora é filiada ao PSB desde 2015 e tem buscado incentivar a maior representatividade feminina na política. Hoje é embaixadora do projeto Goianas nas Urnas, que impulsiona a candidatura de mulheres. “Na medida em que eu entendi como é importante para a nossa vida, para a garantia dos nossos direitos, eu nunca mais deixei de me envolver com a política”, conta. Lucilene é formada em Turismo, com especialização pela Universidade Estadual de Goiás em História da Cultura Afro-Brasileira. É mãe de um garotinho de 10 anos.
Fonte: PSB Goiás