João Campos, o deputado mais votado de Pernambuco, é também o primeiro parlamentar do Nordeste a compor 30% de seu gabinete via seleção pública. O processo conta com avaliação de currículo, provas de lógica, atualidades e vídeo motivador.
Para Campos, essa é uma maneira de aproximar as pessoas da política, permitindo que a sociedade se aproprie dessa ferramenta modificadora. “Quando a gente faz isso, a gente dá a oportunidade de as pessoas poderem contribuir de maneira mais efetiva com nosso mandato, e, consequentemente, com as decisões que podem definir pautas importantes no futuro do Brasil”, afirma o deputado.
Para participar do processo seletivo que constituirá o gabinete de Campos, é preciso acessar uma plataforma e se inscrever, na primeira etapa de três, que solicita: dados pessoais, perguntas sobre a trajetória do interessado, teste de lógica e atualidades além de um vídeo motivador, de 90 segundos, do porquê o candidato é a escolha certa para a vaga. Ao final de cada etapa, o candidato receberá um e-mail com as informações para a próxima. Por isso, é importante ficar atento à sua caixa de entrada.
Já as vagas, que são quatro, estão divididas igualmente entre Brasília e Recife. As vagas de trabalho na capital pernambucana são compostas de um Assistente de Conteúdo, destinadas a estudantes da área de humanas e um Analista de Mídias Digitais, esta última já exigindo graduação em comunicação. As da capital federal são um Assessor Parlamentar Orçamentário e um Assistente de Comunicação, as duas para ensino superior completo.
Perguntado se acredita que essa iniciativa terá impacto político e social, o deputado afirma que seu desejo é “é mostrar que dá para fazer diferente, dá para fazer bem feito, e dá para aproximar as pessoas da política.” “Nosso interesse é trazer as pessoas para próximo de nosso mandato, mostrando que existe oportunidade para aqueles que se prepararam, se qualificaram em suas vidas, e querem contribuir agora com o estado brasileiro e com nosso mandato na câmara dos deputados”, finaliza o parlamentar.
Site para inscrição: www.deputadojoaocampos.com.br