O espaço será destinado às mães que trabalham no local e retornaram da licença-maternidade
A primeira-dama Janja Lula da Silva inaugurou nesta 4ª feira (24.jan.2024) a 1ª Sala de Apoio à Amamentação no Palácio do Planalto. O local servirá para auxiliar as funcionárias públicas que são mães e que precisam amamentar depois do retorno da licença-maternidade.
“Um dia especial para as mamães e crianças aqui“, afirmou a primeira-dama em seu no seu perfil do X (ex-Twitter) ao compartilhar fotos da inauguração.
“Sabemos da importância do aleitamento materno e do direito à amamentação e vamos trabalhar junto aos ministérios para que essa iniciativa também aconteça em toda a Esplanada“, declarou Janja.
A Sala de Apoio à Amamentação está localizada no térreo do anexo 2 do Palácio do Planalto e o acesso é apenas para funcionárias que trabalham no Planalto. “A sala possui cabines individuais com poltrona de amamentação, geladeira com freezer para armazenamento do leite, microondas, trocadores de fraldas e pia para higienização”, informou a assessoria de comunicação da Casa Civil ao Poder360.
Segundo levantamento da Coordenação-Geral de Saúde do Palácio do Planalto, atualmente, há 20 funcionárias no Palácio do Planalto que são mães de crianças com até 2 anos de idade.
Além da primeira-dama, participaram do evento a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Em resposta à publicação da Janja, Nísia disse estar ‘’emocionada’’ com a inauguração. “As mães trabalhadoras do Planalto têm agora um lugar especial para esse momento tão íntimo de cuidado”, declarou.
Fonte: Poder 360