Agenda do Ministério das Mulheres no estado também contou com visita técnica à unidade de Ananindeua, que será inaugurada nos próximos meses
O Ministério das Mulheres e o governo do Pará formalizaram, na segunda-feira, 29, o contrato com a Caixa Econômica Federal para iniciar as obras de construção da Casa da Mulher Brasileira em Marabá, no interior do estado. As secretárias nacionais Denise Dau (Enfrentamento à Violência contra Mulheres) e Carmen Foro (Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política) representaram o MMulheres no encontro, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, da secretária de Estado das Mulheres, Paula Silva Gomes e representantes da CAIXA. O equipamento faz parte do programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pelo Ministério das Mulheres.
Ao reunir diversos serviços especializados em um mesmo espaço, a Casa da Mulher Brasileira em Marabá irá proporcionar oportunidades para que as mulheres possam romper com os ciclos de violência. O espaço contará com Juizado Especial, núcleos especializados da Promotoria de Justiça e da Defensoria Pública, além de delegacia da mulher. O complexo incluirá ainda alojamento de passagem, brinquedoteca e oferecerá apoio psicossocial e programas de capacitação para promoção da autonomia econômica das mulheres.
“Vamos acompanhar e apoiar todo o processo de construção e implantação da CMB de Marabá para que tudo dê certo. Seguiremos firmes, sob a coordenação da ministra Cida Gonçalves, ampliando a rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência e implementando ações para prevenir os feminicídios e as violências contra as mulheres”, afirmou a secretária Denise Dau.
“Foi uma decisão assertiva da ministra Cida Gonçalves e do governador Helder Barbalho, que dão uma resposta a uma região que é extremamente violenta com as mulheres. Será impactante o resultado de ter uma Casa nessa região, que fica distante da capital e conta com poucos serviços”, complementou a secretária Carmen Foro.
Mais unidades em construção
A agenda do Ministério das Mulheres no Pará também contou com uma visita técnica à Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua, na terça-feira (30), onde as representantes do Ministério das Mulheres reuniram-se com os diversos parceiros que comporão os serviços da Casa. Esse diálogo foi fundamental para organizar e alinhar a gestão do novo equipamento, que será inaugurado nos próximos meses.
Para o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência de gênero, também estão em implementação uma unidade da Casa da Mulher Brasileira na capital, Belém, e um Centro de Referência da Mulher Brasileira no município de Breves, no arquipélago paraense do Marajó.
Fonte: Ministério das Mulheres