O II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte começou quarta-feira (21/6) e vai até sexta (23/6), no Canal da Música, nas Mercês
Secretários municipais de esporte de todo país reunidos em Curitiba vão conhecer os projetos que o Ministério do Esporte disponibiliza para estados e municípios e os requisitos necessários para elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal ao Esporte.
O II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte começou quarta-feira (21/6) e vai até sexta (23/6), no Canal da Música, nas Mercês, e será também oportunidade de troca de experiências entre os participantes.
-
- Piscina da Praça Oswaldo Cruz é batizada com o nome de Berek Krieger, grande nome da natação
-
- Cultura do skate ganha espaço em Curitiba com atividades em escolas e campeonatos
-
- Vídeos semanais para servidores estimulam busca por qualidade de vida e saúde
A abertura contou com a participação da ministra do Esporte, Ana Moser, do prefeito Rafael Greca, do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, do secretário de Estado de Esporte, Hélio Wirbiski, e nomes nacionais de várias modalidades do esporte no país.
Participam secretários de 202 cidades das cinco regiões do país, representantes de todos os estados da federação e campeões olímpicos e paralímpicos.
Protocolo de intenções
Na cerimônia de abertura, foi assinado um protocolo de intenções entre a Smelj e a Secretaria Municipal dos Esportes de São Paulo, e também pela ministra Ana Moser, prevendo troca de experiências, programas de intercâmbio, desenvolvimento de projetos esportivos em conjunto, com foco na identificação e formação de jovens talentos e no apoio a atletas de alto rendimento.
“O objetivo maior desse intercâmbio é desenvolver trabalhos que vão melhorar a qualidade de vida de muitas de pessoas pelo esporte e a atividade física”, afirmou Pijak.
Curitiba, capital do esporte
Na sua fala, o prefeito Rafel Greca comemorou a vinda da ministra Ana Moser a Curitiba e dividiu com todos a alegria pelo lançamento do mais novo projeto de esporte na capital. Ana é ex-jogadora que brilhou na Seleção Brasileira de Vôlei.
“Estou muito feliz pelo fato de Curitiba sediar o encontro nacional de secretários de esportes com a presença da ministra Ana Moser, que é uma lenda do esporte brasileiro. Nós queremos que Curitiba seja a capital do esporte”, disse o prefeito.
Greca, que deu uma prova de como a cidade persegue essa meta.
“Acabamos de abrir as piscinas aquecidas para 180 crianças especiais e convidamos para ser padrinho deste projeto o atleta paraolímpico multicampeão de natação, Daniel Dias, que é um exemplo de tenacidade de quem quer realizar as coisas”, disse o prefeito.
Nadando com Daniel Dias
O lançamento do programa Nadando com Daniel Dias foi na quarta-feira (21/6), com o batismo da piscina da Praça Oswaldo Cruz com o nome de Berek Krieger. O programa cria nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade e Matriz 32 novas vagas: oito vagas para pessoas com deficiência intelectual; quatro para pessoas com deficiência visual; quatro para pessoas com deficiência auditiva; oito para pessoas com autismo, e oito para pessoas com deficiência física.
O plano foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.
Greca explicou que defende a tese de que todas as cidades devem seguir como modelo a visão do esporte como fator de igualdade e oportunidade para todos.
“Eu conversava com a ministra Ana Moser sobre a lei de incentivo ao esporte que os clubes podem usar para criar créditos e abater no IPTU, através do incentivo ao esporte olímpico e paraolímpico, uma coisa muito boa para todas as partes envolvidas. No dia que nós fazemos bem nós existimos; no dia que não fazemos nós apenas duramos”, finalizou.
Estrutura elogiada
Ana Moser elogiou a estrutura de esporte existente em Curitiba e no Sul do país e defendeu que é preciso lutar para este mesmo nível seja estendido para demais regiões brasileiras.
“Eu sou de Santa Catarina, sei bem que a cultura de esporte que a gente tem no Sul é um pouco diferente do que a gente tem no restante do país. Conhecendo um pouco da estrutura de esporte que existe em Curitiba a construção sistêmica do esporte na cidade é referência para outros lugares do país”, disse.
Difusão do esporte
A ex-campeã de vôlei citou que assumiu o Ministério dos Esportes com a missão de ampliar o número de participantes de esportes no Brasil, um desafio que ela considera grandioso levando em conta o tamanho do Brasil e a diversidade das regiões.
“É uma tarefa que exigirá muitos braços e uma das razões de estarmos aqui em Curitiba é para conversar com os secretários de esportes das cidades e mostrar o que nós estamos planejando para criar um sistema nacional de esporte”, explicou.
“Nós somos um povo que gosta de esporte, mas que faz pouco esporte. Isso tem que mudar para gente produzir mais atletas da qualidade de Daniel Dias”, avaliou.
Campeões marcam presença
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito teve a oportunidade de conhecer o campeão brasileiro de vôlei Rodrigo Santana, o Rodrigão, que integrou as equipes que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de 2004 (Atenas) e de prata nos jogos de 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).
Greca também ganhou uma camisa da Seleção Brasileira de Punhobol, com seu nome estampado. O presente foi entregue pelo presidente da Confederação Brasileira de Punhobol, Júlio Ebert, que pediu a torcida do prefeito pela seleção, que vai em busca do tricampeonato de Punhobol no torneio que será disputado na cidade alemã de Mannheim, de 22 a 29 de julho.
A ministra Ana Moser, o campeão de natação paraolímpico Daniel Dias e a presidente do Fórum Nacional de secretários municipais de Esporte e secretária municipal de Esportes de Aracaju, Mariana Dantas, foram presenteados com sombrinhas da loja #CuritibaSuaLinda.
Depois da execução do Hino Nacional e do Hino de Curitiba pela Orquestra à Base de Cordas e o maestro João Egashira, foi dado início aos trabalhos do encontro com as participações do triatleta Juraci Moreira Júnior e do multicampeão de natação paralímpico Daniel Dias.
Presenças
Participaram também da abertura do evento a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária executiva do Ministério dos Esportes, Juliana Picoli Agatte; os vereadores Alexandre Leprevost, Beto Moraes, João da Loja 5 Irmãos, Leônidas Dias, Marcelo Fachinello, Mauro Bobato, Mauro Inácio, Herivelto Oliveira, Osias Moraes, Pier Petruzziello, Serginho do Posto, Tico Kuzma e Sidnei Toaldo; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Gustavo Chaves Brandão; e o presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte, Humberto Panzetti.
Serviço e programação
Local: Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)
QUINTA-FEIRA (22/6)
9h – Palestra O Fórum Estadual de secretários de esporte e as contribuições para o desenvolvimento do Plano Nacional do Esporte – Mariana Dantas
9h40 – Case São Paulo – Carlos Vianna
9h55 – Palestra motivacional com o campeão paralímpico de canoagem Fernando Rufino
10h40 – Palestra A Matriz da Excelência, com o campeão olímpico de voleibol André Heller
14h – Case Paranavaí (PR) – secretário Rafael Otaviano
14h10 – Case Manaus (SM) – secretário Aurilex Moreira
14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte
Sala Meio Ambiente
17h15 – Apresentação de modalidades esportivas – Duoball, Pickleball e Punhobol.
Salão de Atos
14h – Palestra Lei Geral e a formação do Sistema Nacional do Esporte – Cassia Damiani, diretora do Esporte Educacional
14h50 – Case Piraquara (PR) – secretária Ana Tesseroli
15h – Palestra Formação de Conselhos Municipais e Estaduais de Esporte: importância e diretrizes para sua criação – Professores Humberto Panzetti e Natasha Lise
15h45 – Case Itabirito (MG) – secretário Rafael Rondow
15h55 – Case São Paulo (SP) – Associação do Secretários Municipais do Estado de São Paulo – secretário executivo Mauzler Paulinetti
16h05 – Case Recife (PR) – Gabriel Morais e Gabriel Perussi
16h15 – Palestra Curitiba Capital do Esporte – coronel Helena e secretário Carlos Eduardo Pijak Jr.
Sala Meio Ambiente
16h45 – Apresentacão de modalidades esportivas – Duoball, Pickleball e Punhobol.
SEXTA-FEIRA (23/6)
9h – Palestra – Experiências de uma campeã mundial em ações de iniciação esportiva na Prefeitura de Curitiba – Campeã Mundial de basquete Prof. Dalila Bulcão
9h30 – Case Belém (PA) – secretário Cássio Andrade
9h40 – Case CBDU – presidente Luciano Cabral
9h50 – Palestra Atuação do Profissional de Educação Física no Desenvolvimento da Sociedade – professor Gustavo Brandão, presidente do CREF9/PR
10h15 – Palestra – O Futebol feminino no Brasil: ações necessárias para seu desenvolvimento – Marina Toscano, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol
10h45 – Palestra Em busca do golpe perfeito – Tiago Camilo, medalhista olímpico e campeão mundial de judô
Tarde – Salão Barigui
14h – Case Ouro Preto (MG) – Bruno Ocelli
14h10 – Case Itabira (MG) – Natalia Lacerda
14h20 – Palestra Oficina de elaboração de projetos da Lei de Incentivo Federal – Michelle Vinecky, diretora de Políticas de Incentivo ao Esporte Ministério do Esporte
Salão de Atos
14h – Case Poços de Caldas (MG) – secretário Fernando dos Santos
14h10 – Apresentação de projetos de referência do Governo do Estado do Paraná – secretário Estadual de Esporte Helio Wirbiski
14h40 – Case Cidade Educadora – Maria Silvia
14h50 – Case Confederação Badminton – presidente José Roberto Campos
15h – Palestra O Instituto Inteligência Esportiva e a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas públicas no esporte – Pro-Reitor da UFPR Prof. Fernando Mezzadri
15h45 – Case Laranjeiras do Sul (PR) – secretário Rafael Nascimento
15h55 – Palestra Projetos do Ministério do Esporte: apresentação e possibilidades para Estados e Municípios – Prof. Cassia Damiani