MDIC e ApexBrasil recrutam mentoras para representar empresas com experiência internacional. Inscrições para empreendedoras participantes ainda não foram divulgadas
O governo federal lançou um programa que visa incentivar mulheres empreendedoras interessadas em expansão internacional a exportar os seus produtos. O projeto Elas Exportam promoverá mentorias ministradas por mulheres que representam grandes empresas com experiência internacional para empreendedoras que querem começar a atividade.
O programa foi criado como uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
O Elas Exportam terá duração de seis meses e, segundo o MDIC, será repetido em ciclos anuais. Serão oferecidas mentorias individuais e coletivas, oficinas, seminários e treinamento de pitch para desenvolvimento da atividade exportadora.
Até 23 de junho, MDIC e ApexBrasil vão recrutar as mentoras que devem representar empresas com experiência internacional dentro do programa. As regras e datas de inscrições para empreendedoras participantes ainda não foram divulgadas.
De acordo com levantamento da Secretaria de Comércio Exterior, apenas 14% das empresas exportadoras e 13% das importadoras possuem preponderância feminina nos seus quadros societários. Segundo Tatiana Prazeres, secretária de comércio exterior do MDIC, o programa quer impulsionar a diversidade de gênero no campo das exportações do Brasil.
“O projeto contribuirá para que mais mulheres adquiram habilidades e conhecimento para desbravar mercados externos. Precisamos ampliar nossa base exportadora e fazer com que mais mulheres possam se beneficiar nesse mercado”, disse a secretária no evento Programa Mulheres e Negócios Internacionais, da ApexBrasil, que ocorreu em São Paulo na última sexta-feira (2/6).
As inscrições para mentoras com experiência internacional estão abertas e podem ser feitas no site da ApexBrasil.