Renato Casagrande (PSB-ES), governador do Espírito Santo, lançou nesta segunda-feira (8) o aplicativo SOS Marias. A nova ferramenta irá agilizar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no estado, permitindo que elas acionem a Polícia Militar pela plataforma sem a necessidade de falar com o call center, o que nem sempre é possível devido as ameaças de seus agressores.
Durante a cerimônia, o governador se mostrou indignado com os diversos casos de violência contra a mulher que ocorrem em todo o país. Em sua fala, ele destacou o compromisso do governo não só com medidas educativas para previnir novos casos mas, também, com a punição de agressores.
“Demos passos adiante, mas temos muita coisa a se fazer. Implantamos uma política para as mulheres. Os instrumentos que criamos são pela necessidade de mudanças. Esse machismo enraizado precisa ser combatido com orientação e também com punição”, afirmou.
A vice-governadora do estado, Jacqueline de Moraes (PSB-ES), também esteve presente no lançamento e afirmou que a medida faz parte de uma nova estrutura que está sendo montada na Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher do Espírito Santo.
“Estamos envolvidos desde o início do projeto SOS Marias, buscando melhorar a funcionalidade do aplicativo 190 ES para acionamento emergencial da Polícia Militar pelas mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O avanço no enfrentamento a este tipo de crime carece dessa reestruturação interna, da capacitação continuada e de criatividade, naquilo que for possível, como mostramos agora com essa nova ferramenta”, comentou ela.
Como funciona o aplicativo
O novo aplicativo está inserido na plataforma da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) e irá servir como meio das vítimas acionarem a polícia de maneira mais ágil. Portanto, de acordo com os desenvolvedores, não se trata de um botão de pânico como o já existente para atender às mulheres que possuem medidas protetivas judiciais.
De acordo com os técnicos, ao acionar o botão as informações de localização da vítima já são preenchidas automaticamente pelo sistema GPS do aplicativo. Após confirmar a solicitação da viatura, e se houver possibilidade, a pessoa ainda poderá incluir mais informações que possam auxiliar os policiais no atendimento.
Ainda durante a apresentação da funcionalidade, o governador destacou a importância de iniciativas como esta para o atendimento às vítimas e lembrou do Dia Internacional da Mulher como momento para potencializar ações de proteção das mulheres e promoção da igualdade de gênero.
“Na hora que aciona o botão no aplicativo, a localização aparece no Ciodes e isso ajuda para que os policiais saibam exatamente onde a pessoa está. Na maioria das vezes, a pessoa que sofre violência está nervosa e não consegue dar pontos de referência. Divulgar o Aplicativo 190 é importante, pois outras funcionalidades vão sendo incorporadas. Parabéns a todas as mulheres e que a gente possa ter uma sociedade que respeite todas as pessoas e todas as mulheres”, destacou Casagrande.
Fonte: Socialismo Criativo