Para Maria Helena Guarezi, sobrecarga hoje recai majoritariamente sobre as mulheres
Por : Marsílea Gombata
O Estado brasileiro não tem uma política de cuidado. Hoje, a sobrecarga disso recai majoritariamente sobre as mulheres, quando precisamos garantir que crianças e idosos sejam cuidados e acolhidos. O diagnóstico é da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi.
À frente da coordenação do Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres — o primeiro dedicado a gênero no G20 —, ela afirma que marginalização das mulheres no mercado de trabalho é uma das múltiplas formas de violência que elas sofrem hoje e que Estado, empresas e sociedades precisam encontrar meios de se responsabilizar pela economia do cuidado.
“O Estado tem de ser responsabilizar pelo cuidado. E não só o Estado, as empresas privadas, todo mundo. A sociedade, as empresas e o Estado têm de se responsabilizar de alguma forma, porque quando uma pessoa está trabalhando em uma empresa, quando um homem está trabalhando em uma empresa, nesse período alguém tem de estar cuidando dos seus em casa”, afirma em entrevista ao Valor.
“Que soluções vamos ter para isso? Isso vamos ter de discutir de forma conjunta. Mas que o Estado tem de garantir a segurança, tem. Seja por normativa, seja por recursos, pagamentos que temos de fazer, como fazemos com qualquer outro serviço.”
Fonte: Marie Claire