Mulheres Socialistas prestigiaram cerimônia
Com o objetivo de monitorar a atuação do governo federal, foi lançado no final da tarde de quinta-feira, 31, em Brasília, o Observatório da Democracia, instância formada pelas fundações João Mangabeira (PSB), Lauro Campos (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT).
A união desses fundações é fato inédito na política brasileira, após a redemocratização brasileira de 1988. O momento pede esta decisão para que, além de produzir trabalho investigativo, realize análises concretas com apontamento de soluções exequíveis para os problemas que a sociedade brasileira se depara.
Presente durante o lançamento, Dora Pires, secretária nacional de mulheres do PSB, afirmou que “a velocidade dos desmantelos anunciados pela gestão do atual governo, muitas vezes, tem nos assustado. Contudo, este Observatório sinaliza uma esperança e nos mostra que com união, diálogo e estudos concretos e investigativos podemos incentivar a busca por novos resultados para revertemos este cenário. É muito importante, também, que a sociedade civil e, em especial, os coletivos de mulheres em sua totalidade, participem, estejam presentes”, concluiu.
As fundações de partidos políticos atuam como extensão teórica e acadêmica de cada sigla. O Observatório da Democracia pretende produzir estudos mensais e trimestrais sobre a o que está acontecendo com e na realidade brasileira. Em todas as falas foi possível perceber a preocupação com a defesa da tão frágil e atacada democracia. O momento exige o esforço coletivo das forças de esquerda e centro-esquerda.
O Observatório desenvolverá pesquisas em torno de cinco eixos:
-
Soberania nacional;
-
Produção e inovação;
-
Infraestruturas econômica e social;
-
Diversidade social; e
-
Diversidade Ambiental.
O trabalho e os estudos desenvolvidos pelo Observatório subsidiarão PSB, PSOL, PDT, PCdoB, PROS e PT na atuação no Parlamento e na fiscalização dos projetos e políticas. Para enfrentar a atual gestão, toda união em prol da defesa dos direitos sociais, humanos e política é necessária.
Para participar e acompanhar o trabalho desenvolvimento pelo Observatório da Democracia, basta acessar: https://www.