A deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), por meio da ONG Instituto Ives Ota e em parceria com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) lançaram, nesta terça-feira (1), no auditório do Hospital Santa Catarina (SP), o “Agosto Violeta – Semeando perdão, colhendo a paz”, que visa expandir o alcance da Lei nº 13.437/2017, que institui o Dia Nacional do Perdão em 30 de agosto.
“O objetivo do Agosto Violeta é propor o perdão como instrumento de tolerância entre as pessoas. Essa paz produz bem-estar na vida pessoal, familiar e profissional. Isso é demonstrado pela medicina integrativa e por diversos relatos de pessoas que melhoraram a qualidade de vida por meio dessa prática”, explica Ercy Paschoal, porta-voz da ABQV.
As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já aderiram à iniciativa e, durante todo o mês de agosto, iluminarão o chafariz do Parque Ibirapuera, a ponte Octávio Frias de Oliveira, o Cristo Redentor e o Congresso Nacional na cor violeta.
“A cor violeta simboliza a transformação no plano físico e espiritual e, no caso do Agosto Violeta, sugere a transição de uma cultura de violência que só gera medo e ansiedade para uma cultura de paz”, lembra Ota.
Em Brasília, no dia 30 de agosto, ocorrerá Sessão Solene, no Plenário da Câmara dos Deputados, sobre o Dia do Perdão com a presença de Maurício de Sousa, ilustrador do livro do perdão.
Mariana Fernandes