“O Brasil ainda possui uma imensa dívida social na área de educação”, disse a deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE), integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Com o objetivo de discutir e sanar os problemas sobre a situação da educação de jovens e adultos no Brasil e sobre os preocupantes índices de analfabetismo absoluto e funcional, a socialista solicita audiência pública com a participação de autoridades e especialistas da área.
A parlamentar explica que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o propósito de desenvolver o ensino básico àqueles que não estão mais em idade escolar. Além disso, deveria ser uma política pública prioritária em todas as esferas governamentais. “Entretanto, não é isso que acontece”, ressalta.
Segundo a Unesco, o Brasil é o oitavo país com o maior número de analfabetos no mundo, sendo o primeiro na América Latina. No Brasil, em 2014, 13 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais eram analfabetos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. Além disso, 43% dos jovens com 19 anos não tinham concluído o ensino médio.
“Na tentativa de mudar esse cenário foi criado em 2003 o programa Brasil Alfabetizado, que tinha por objetivo erradicar o analfabetismo no Brasil. Em 11 anos de funcionamento, 13 milhões de pessoas passaram pelo programa, mas o número de analfabetos reduziu apenas de 16,3 milhões para 13 milhões”, explica Creuza. Para ela, a educação de jovens e adultos tem sido preterida.
Mariana Fernandes
Fonte: Liderança do PSB na Câmara dos Deputados