Iniciativa de designer fez com que figuras femininas apareçam à frente das masculinas em novas imagens para “amigos” e “grupos”.Designer surpreendeu-se ao não enfrentar resistência de colegas às mudanças nos antigos ícones da rede social (Foto: Reprodução/Facebook) A figura feminina no ícone do Facebook para amigos costumava ficar atrás do homem, mas, agora, foi movida para o centro e à frente. Caitlyn Winner, que trabalha como designer no Facebook, afirma que notou que os ícones masculinos eram simétricos (exceto pelo cabelo) mas a mulher tinha uma pequena falha, “uma lasquinha no ombro”. A “lasca” era o ponto onde a figura masculina entrava na frente da figura feminina nos ícones para grupos. E Caitlyn não gostava do design. “A mulher estava, literalmente, na sombra do homem. Reclamei com uma amiga, designer, e ela apontou para o cartaz… que dizia ‘Nada no Facebook é problema de outra pessoa’.” A partir daí, Caitlyn começou a redesenhar o ícone feminino, livrando-se também do cabelo, cujo formato lembrava, segundo a designer, “o capacete de Darth Vader (personagem dos filmes Guerra nas Estrelas)”. Após tentar diversas possibilidades de redesenhar o ícone, ela decidiu colocar a mulher à frente. Para tornar o resultado final mais natural, ela também suavizou os traços da figura masculina. A designer fez o mesmo com o antigo ícone de “grupos”, que tinha dois homens e uma mulher – com a figura feminina atrás de deles. “Como uma mulher, educada em um colégio feminino, foi difícil não ver o simbolismo do ícone: a mulher… não estava em uma posição de ‘fazer algo acontecer'”, afirmou a designer. A expressão “Faça Acontecer” (tradução livre de “Lean in”, em inglês) é parte do título do livro da chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar. E também é slogan criado por Sheryl para falar sobre a posição das mulheres no mercado de trabalho. Caitlyn pensou que iria ter problemas por mudar o ícone sem permissão, mas “ao invés disso, e, de uma forma mágica, os novos ícones começaram ser utilizados” no Facebook. Winner também mudou o antigo ícone de grupos, que mostrava uma mulher atrás de dois homens (Foto: Reprodução/Facebook) O novo ícone de grupos traz a mulher na frente, e as figuras têm traços mais naturais (Foto: Reprodução/Facebook)
|
Fonte: G1
|