A estrutura da Comissão Executiva Nacional do PSB, eleita durante o 14º Congresso Nacional do partido, no último final de semana, apresenta importantes inovações.
Uma vice-presidência foi criada para ampliar a participação das mulheres na Executiva e será ocupada pela senadora Lídice da Mata (BA). A nova função foi proposta pelo segmento de Mulheres, durante a primeira reunião do Diretório Nacional.
O nome e o escopo dessa vice-presidência ainda serão definidos. As questões de gênero, raça, etnia e diversidade foram alguns dos temas propostos pelos socialistas durante a reunião.
Outra vice-presidência criada, a de Modernização Partidária, ficará a cargo do senador João Capiberibe (AP), e vai tratar do aperfeiçoamento da comunicação entre os filiados, em todas as instâncias, por meio de meios digitais.
Foram instituídas ainda as vice-presidências nacionais de Relações Parlamentares, sob o comando do deputado federal Danilo Cabral (PE), e a de Relações Federativas, ocupada por João Campos, atual chefe de gabinete do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
No total, o partido passa agora a contar com 11 vice-presidências. O socialista Paulo Câmara, governador de Pernambuco, permanece como primeiro-vice-presidente nacional.
O ex-deputado federal Beto Albuquerque continua na vice-presidência nacional de Relações Governamentais, e o ex-ministro Aldo Rebelo passa a ocupar a vice-presidência de Relações Interpartidárias.
As vice-presidências nacionais para Políticas Públicas e de Relações Institucionais continuam a cargo dos governadores Ricardo Coutinho e Rodrigo Rollemberg, respectivamente.
O ex-prefeito Rubens Bomtempo permanece como vice-presidente nacional para Movimentos Sociais.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional