Humana, agregadora e com forte espírito de liderança. É com essas palavras que colegas e servidores descrevem a chefe de gabinete da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados, Magda Suely Rosa Oyo, agraciada nesta quarta-feira (21) com a Medalha Mérito Legislativo. Servidora efetiva da Casa há mais de vinte anos, Magda foi indicada para a comenda pelo ex-líder da bancada, Givaldo Carimbão (PSB-AL), a pedido do deputado Romário (PSB-RJ).
Magda iniciou sua carreira na Câmara por meio de concurso público em 1988, no Departamento de Administração, e em 2000 assumiu a chefia do gabinete da Liderança do PSB. Com a formação profissional ampla de quem se graduou em três cursos superiores – economia, pedagogia e administração – além da pós-graduação em gerenciamento de recursos humanos, ela prefere ressaltar o trabalho do gabinete a colher para si própria os méritos da homenagem que recebeu.
Emocionada, momentos antes da cerimônia, ela creditou a comenda à contribuição do gabinete da Liderança do PSB para o aprimoramento das proposições apresentadas na Casa. “Temos atuado com muita maestria principalmente na questão das doenças raras e na defesa dos deficientes.”
Entre as proposições às quais Magda se refere estão a Lei de Cotas, que garante em empresas a destinação de cargos para pessoas com deficiência em proporções que vão de 2% a 5% do número de empregados, e a Lei Romário, que trouxe avanços no que diz respeito à facilitação do acesso de deficientes ao mercado de trabalho. Ambas foram aprovadas em 2012 pelo Congresso Nacional com o esforço da bancada do PSB e do gabinete da Liderança.
“Magda é uma excelente líder, que consegue agregar todos e potencializar o que cada um tem de melhor”, afirma Jônia Pompeu, assessora da Liderança que acompanha o trabalho da homenageada desde a década de 90. Ela completa que, com seu excelente humor, a chefe de gabinete mantém a equipe descontraída mesmo em momentos que poderiam ser de grande tensão profissional.
Solenidade
A cerimônia de outorga da Medalha Mérito Legislativo ocorreu no Salão Negro do Congresso Nacional. Entre os 39 agraciados, além de Magda, estão atletas como a ginasta olímpica Daiane dos Santos, o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva, a ministra do STJ Eliana Calmon Alves, médicos, educadores, ministros, políticos, empresários, magistrados e religiosos.
A Medalha Mérito Legislativo foi instituída em 1983, com o objetivo de homenagear cidadãos, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que contribuíram com serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Concedida anualmente, é a maior honraria da Câmara dos Deputados.
Os homenageados com a comenda são indicados por parlamentares por meio da Segunda-Secretaria, que é responsável pela guarda da Medalha, e deferidos pelo presidente da Câmara, deputado Marcos Maia.
O nome da chefe de gabinete da Liderança do PSB passa agora a figurar ao lado de personalidades brasileiras ilustres como a médica e sanitarista Zilda Arns, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a atriz Fernanda Montenegro, o escritor Carlos Drummond de Andrade, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB Eduardo Campos, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, e de instituições como a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Liderança do PSB na Câmara