Anabel, candidata a prefeita da coligação Coragem para Mudar, assinou nesta segunda-feira (17) um termo de compromisso com a Pastoral da Criança, movimento ligado à Igreja Católica, para adoção de políticas públicas que promovam a valorização da família e a proteção da infância e juventude. A assinatura do documento aconteceu na Sede da Pastoral da Criança, em Gravataí, onde Anabel garantiu ampliar o número de creches e construir novas unidades, além de implantar o Centro de Referência de Assistência Infantil, uma das principais ações previstas em seu programa de governo e que tem como foco a proteção da família gravataiense.
Na formalização do compromisso, Anabel, ligada há quase três décadas à Pastoral da Juventude e à Pastoral Familiar, estava acompanhada dos candidatos socialistas à vereança Carmem Maciel, Eduardo Miranda, Elsa Schuch, Jaqueline Langer, Paulo Silveira e Vera Rejane que também assinaram o termo.
Na carta apresentada pelas coordenadoras da Pastoral da Criança, Patrícia Gauterio Dias e Iara Caceres Estevão, estão pontos como o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, mais investimentos na saúde da família, a começar pela ampliação do saneamento básico para 100% da população, com tratamento de água e serviços de coleta e tratamento de esgoto. A informatização do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os itens indicados pela Pastoral, é a primeira grande meta do governo de Anabel para a saúde pública do município.
– A atenção à criança, ao adolescente e ao jovem de Gravataí foi prioridade enquanto estive no Legislativo. Agora quero poder fazer pelas próximas gerações, mais por nossa juventude e as pessoas que escolheram Gravataí para viver. Farei isso com lisura no uso do dinheiro público, pois nossa população merece ter uma cidade melhor.
Pelos lugares que tem passado, Anabel tem dito que não fará promessas de campanha. Segundo ela, os compromissos firmados com temas e grupos sociais são atos políticos conscientes e que serão cumpridos por seu governo.
Ela disse ainda que assinou a carta porque sabe que é possível colocar as propostas da Pastoral da Criança em prática.
– Faço questão de tê-los como parceiros da prefeitura nas nossas ações de inclusão social. Esta iniciativa, que completa este ano três décadas de atuação no Brasil, valoriza o mais importante no mundo, a vida. Infelizmente, os 20 anos de existência da Pastoral da Criança em Gravataí, não resultaram em parceria com o governo municipal. Mas isso vai mudar. Queremos investir mais na Pastoral para que possa alcançar mais e mais famílias – afirma.
Em defesa da vida
Anabel repetiu o que Gravataí está acostumada a ouvir em meio aos seus discursos.
– Criança e adolescente tem que ser prioridade. A Pastoral já assumiu isso, com suas ações espalhadas pelo Brasil e que são consideradas exemplo para outros países do mundo. Exportamos nosso modelo de trabalhar com nossas comunidades para, de fato, chegar naqueles que mais precisam.
Mas lamentou o distanciamento do Poder Público:
– Infelizmente, o que a gente percebe é que os gestores ainda não assumiram esse compromisso de priorizar a criança e o adolescente, no sentido de garantir políticas públicas que possam viabilizar seus direitos, desde a educação, passando pelo esporte, o lazer, a cultura, áreas fundamentais para um ser se desenvolver, crescer, se tornar um adulto saudável, um cidadão de bem. O nosso compromisso é com a vida: por isso defendemos a criança desde o ventre materno até o final de sua adolescência, passagem para a juventude e vida adulta. Sabemos o quanto isso é significativo para o nosso desenvolvimento, ter políticas públicas que garantam verdadeiramente o seu desenvolver.
No portal www.anabel40.com.br é possível encontrar o programa de governo com todas as propostas para as crianças e juventude.
|
Assessoria de Imprensa da candidata Anabel Lorenzi (PSB/RS)
|