A professora Mildred Dresselhaus, também conhecida como Millie, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, será a primeira mulher a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFMG.
Trajetória
Conhecida como “a mãe do carbono”, Millie construiu sua trajetória acadêmica atuando em pesquisas de nanociência e nanotecnologia, com foco em nanoestruturas de carbono. É autora de mais de mil artigos científicos com mais de 40 mil citações, mais de 600 trabalhos apresentados em conferências, seis livros publicados e 77 orientações de doutorado concluídas.
A professora Dresselhaus exerceu os cargos de secretária-assistente do Ministério de Energia (DOE) dos EUA, presidente da Sociedade Americana de Física (APS), presidente do Conselho Diretivo do Instituto Americano de Física (AIP), tesoureira da Academia Americana de Ciências (NAS) e presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). Foi contemplada com o título Doutor Honoris Causa, ou equivalente, em 28 universidades em diversos países, incluindo Princeton University (1992); Harvard University (1995); Université Pierre et Marie Curie, Sorbonne (1999) e Weizmann Institute (2003) .
Millie e a UFMG
A homenageada já esteve diversas vezes em Belo Horizonte, em temporadas de colaboração científica com a UFMG, e escreveu cerca de 100 artigos em coautoria com professores da instituição. Exerceu papel de destaque na internacionalização da ciência desenvolvida na Universidade, ressaltando a importância da pesquisa feita no Brasil.
Em abril de 2009, ela ministrou conferência dentro do programa Sentimentos do Mundo e concedeu entrevista ao Boletim UFMG.
Título
Em seus 85 anos de história, a UFMG concedeu seu maior título honorífico – Doutor Honoris Causa – a apenas 17 personalidades, já incluindo a professora Mildred Dresselhaus. O título é concedido por iniciativa do Conselho Universitário ou por sugestão de uma das congregações da UFMG. Em seu capítulo 4, o Regimento da Universidade define que ele se destina a brasileiros ou estrangeiros cujo trabalho seja de especial relevância para a cultura, a educação ou a ciência .