Os primeiros registros da profissão de secretariado datam dos tempos dos faraós. Em homenagem a esses profissionais, a deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE) convida para o Seminário Nacional do Secretariado. O evento acontece no próximo dia 26 de setembro, às 14h30, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
Com mais de 2 milhões de profissionais em todo o País, o secretariado exerce função relevante em todos os tipos de organização, pública e privada, com atuação em todos os segmentos da atividade econômica. Atualmente, a categoria necessita, com urgência, de um ente responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar sua atividade.
Ainda no dia 26, ocorrerá a abertura da exposição “A Profissão de Secretariado: Evolução, Lutas e Conquistas”, no Espaço Mário Covas, às 13h30.
Saiba mais:
Depois dos faraós, a função de secretariado voltou a aparecer com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, a partir de 1760. A mulher passou a ter papel bastante atuante na área por falta de mão-de-obra masculina, convocados para as duas grandes guerras mundiais.
No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. O primeiro Curso Técnico em Secretariado teve início em São Paulo, na Fundação Escola e Comércio Álvares Penteado, em 1943. Tanto o curso superior, quanto o curso técnico, somente passaram a ser estruturados, mais efetivamente, com a Regulamentação da Profissão, a partir da Lei nº 7.377 de 1985 e da Lei nº 9.261 1996, que complementa a primeira.
Fonte: PSB na Câmara/ Mariana Fernandes