A Câmara dos Deputados promove nesta segunda (1º) e terça (2) a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 — o fórum do Legislativo do G20. Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, de países convidados para a Cúpula de Líderes e de organismos internacionais irão debater os temas como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, com foco nos impactos para meninas e mulheres.
O encontro ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma das cidades-sede do G20 neste ano. A programação terá sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, poderão ocorrer reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.A cerimônia de abertura na segunda-feira está marcada para as 9h e terá a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20, em outubro de 2023. Quatro organismos internacionais — União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e 26 países irão enviar delegações para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras.
P20
O P20 é um grupo de engajamento do G20 que visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais. Cooperação interparlamentar, aumento do envolvimento entre governos, parlamentos e outras partes interessadas na implementação de resultados do G20 fazem parte dos objetivos do P20.
A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.
Os países do grupo representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial. Ao longo deste ano, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. No âmbito legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro.
Programação
Dia 1º de julho (segunda-feira)
9h – Cerimônia de abertura
11h – Abertura da exposição “Mulheres no Poder”
12h- Intervalo para almoço
14h – 1ª Sessão de Trabalho – Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas
16h30 – Intervalo
16h45 – Painel Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres
Dia 2 de julho (terça-feira)
9h – 2ª Sessão de trabalho – Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em
espaços decisórios
12h – Intervalo para almoço
14h -3ª Sessão de trabalho – Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres
16h30 – Intervalo
16h45 – Sessão de encerramento
Mais informações podem ser obtidas na página do evento.
Serviço
Evento: 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20
Data: 1º e 2 de julho
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió (AL)
Fonte: Agência Câmara de Notícias