Acordo propõe uma campanha para os países do Mercosul desenvolvam estratégias comuns de combater o preconceito e a intolerância
Representantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) assinaram um acordo para combater o racismo em países-membros. O acordo ocorreu nesta quinta-feira (19/11) no Palácio de Governo do Estado do Pará.
Presidente Pro Tempore do Mercosul Cultural, a ministra da Cultura, Margareth Menezes destacou que o projeto tem o objetivo de criar políticas integradas entre as nações. “Todos os países do Mercosul vão agora fazer aprofundar suas campanhas”, declarou.
O documento propõe uma agenda para que os países criem estratégias comuns de combater o preconceito nos países que compõe o bloco econômico. O texto abordou também o combate ao tráfico de bens culturais e à restituição aos países de origem.
A reunião teve início às 9h30 na Sala Oval do Palácio de Governo do Pará e foi finalizada às 12h. A assinatura aproveitou o encontro de representantes dos países em Belém (PA) para a 3ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023.
Estiveram presentes o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, da ministra de Cultura e Patrimônio do Equador, Maria Elena Machuca, da secretária-Executiva da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz, da vice-ministra dos Patrimônios, das Memórias e de Governança Cultural da Colômbia, Adriana Molano, do diretor do Escritório de Cooperação Internacional do Peru, Wilyam Abelardo Lúcar Aliaga.
Já a ministra de Culturas, Descolonização e Despatriarcalização da Bolívia, Sabina Orellana Cruz, a diretora Nacional de Cultura do Uruguai, Mariana Wainstein, e o representante da Embaixada do Chile no Brasil, Alejandro Guzmán, compareceram de forma remota.
Industria criativa
O Mercado das Indústrias Criativas também é organizado pelo Ministério da Cultura e contou com o investimento de 1,1 milhão em edital para levar 260 empreendedor esculturais e criativos brasileiros ao evento. O apoio financeiro foi calculado por região brasileira para cobrir despesas de transporte (aéreo, terrestre e/ou fluvial), contratação de plano de seguro de viagem e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local).
Ao todo, 906 pessoas de todo o Brasil se inscreveram e o edital do ministério selecionou 260 participantes de 102 cidades do país. O objetivo é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros.
Ao todo, são empresas, criadores e empreendedores de 15 setores: áreas técnicas, artesanato, artes visuais, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, gastronomia, hip hop, jogos eletrônicos, música, moda, museus e patrimônio e teatro.