Uma pesquisa realizada pelo Instituto Justiça Fiscal apontou que as mulheres pagam mais impostos do que os homens no Brasil. Os números ainda apontam que enquanto 56,26% dos homens conseguem a restituição do Imposto de Renda, apenas 43,73% conseguem.
Durante o programa Sem Filtro, a jornalista Semayat Oliveira ainda destacou que números do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que no Brasil os homens ganham, em média, 22% a mais do que as mulheres.
Ela também afirmou que os impostos recaem muito mais em relação ao consumo do que em relação à renda e patrimônio e que os homens estão em maior número em relação ao patrimônio. Além disso, voltou a falar sobre a questão da renda, destacando que a incidência de impostos em relação à renda também é menor.
As mulheres estão ali na linha de frente, na maioria mulheres negras e mulheres empobrecidas, fazendo a sustentabilidade da sua casa e com gastos em relação a saúde e alimentação. E essas compras do dia a dia são o que a gente tem mais imposto, então é legal trazer esse motivo e essa pesquisa traz com muita força a importância de olhar para a questão tributária tendo como foco a questão de gênero e de raça, porque sem essa perspectiva, estaremos mais longe de reduzir as desigualdades no nosso país.
Fibe sobre juiz que gravou esposa: “Demonstração de poder sobre nosso corpo”
O “Sem Filtro” ainda discutiu o caso do juiz Valmir Maurici Júnior, de São Paulo, que foi denunciado pela esposa por violência doméstica. O caso foi revelado pelo “Fantástico”. No processo, a Justiça descobriu que ele compartilhava, com amigos no WhatsApp, vídeos íntimos dela e de outras mulheres, sem que nenhuma delas soubesse.
Em março, Universa contou a história da empresária Ketlen Rodrigues, que descobriu que o ex-namorado também compartilhava imagens íntimas dela em vários grupos de WhatsApp. No programa, a jornalista Cris Fibe falou sobre o crime.