A coordenação do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos esteve reunida no dia 07 de fevereiro, em Brasília, e contou com participação de Miguelina Vecchio, PDT; Anne Moura, PT; Dora Pires, PSB; Luciana Loureiro, PSDB; e Fátima Pelaes, MDB.
Este foi o primeiro encontro do ano e serviu para alinhar os trabalhos das mulheres sobre o papel das mulheres nas federações, as instalações dos fóruns estaduais, a retomada da relação com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, as agendas anuais do Fórum, a capacitação sobre as novas regras da eleição, a formação das candidaturas para mulheres, o balanço da participação do Fórum no Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) e a possibilidade de homenagens conjuntas em alusão ao 8 de março.
Na reunião, foi decidido que a coordenação-geral do Fórum neste ano permanecerá com Miguelina Vecchio, presidenta da Ação Mulher Trabalhista – AMT – do PDT. Já a secretaria executiva está a cargo de Dora Pires, secretária nacional de mulheres do PSB.
No período da tarde, houve conversa entre as integrantes do Fórum e o contador especializado em contabilidade eleitoral Guilherme Sturm, que fez o convite para as mulheres do Fórum participarem do Rede Essent Jus Experience – eleições 2022, evento que será realizado entre os dias 09 e 11 de março, em Brasília, que tem como foco a inovação na política.
Em seguida, foi a vez de Gerson Scheidweiler, assessor da Secretaria da Mulher e coordenador-geral de pesquisa, e Danielle Gruneich, assessora da Secretaria da Mulher, darem informes sobre o andamento do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), que tem entre os seus integrantes o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Segundo a Câmara dos Deputados, “o Observatório tem por objetivo investigar, monitorar e centralizar estudos, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal”.