O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no dia 1º de outubro. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CIDOS, a deputada federal Creuza Pereira (PSB-PE) completou 80 anos este ano e diz sentir muito orgulho em poder trabalhar pelos idosos. “Busco a capacitação daqueles que trabalham com idosos, pois é fundamental. Vejo sempre pessoas despreparadas em hospitais, abrigos e até mesmo em suas casas. O idoso precisa de compreensão e carinho”, ressaltou.
A socialista afirma propor novas ideias a Comissão e destacou, como exemplo, o trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo, no estado de Pernambuco, que oferece assistência aos idosos que não tem família. “Há mais de 100 anos esses voluntários cuidam de idosos com muito profissionalismo”, disse.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nos próximos 20 anos a população brasileira acima de 60 anos deve triplicar, passando dos atuais 22,9 milhões para 88,6 milhões. Nesse período, a expectativa média de vida do brasileiro deverá aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.
Mariana Fernandes
Fonte: Liderança do PSB na Câmara dos Deputados