Estela afirma que campanha de Luciano Cartaxo tem participação de envolvidos com o mensalão
A candidata à prefeitura de João Pessoa Estela Bezerra (PSB) afirmou que o candidato Luciano Cartaxo (PT) recebe, em sua campanha, doações de membros envolvidos com o mensalão. O candidato do PT disse que não há relação entre ele e o mensalão, afirmando que é ficha limpa. “Aliança não é prerrogativa para cumplicidade com corrupção. A população sabe que o esquema do mensalão é algo do PT, o processo já está em andamento e as pessoas estão sendo julgadas”, disse Estela. A candidata ainda disse é preciso esclarecer essa relação, pois a população merece uma explicação. “A informação tem que ser clara e ser tratada com coerência. Sua campanha está recebendo doação oculta sim”, afirmou Estela.
Em resposta a Cícero Lucena, Estela diz que candidato do PSDB não conhece realidade da cidade
Em resposta ao candidato Cícero Lucena (PSDB), a candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), disse que ele desconhece a realidade da cidade e da gestão pública ao dizer que a UPA Oceania, teria sido construída no ‘lugar errado’ porque a maioria dos moradores teria plano de saúde. “Você governou a cidade por oito anos e desconhece a realidade da cidade e da gestão pública, já que a saúde pública não é feita para pobres, mas para todos”, rebateu Estela.
Ela lembrou ainda que a cidade estava desestruturada logo após a saída de Cícero da prefeitura, e que a gestão do PSB transformou João Pessoa, trazendo desenvolvimento para a cidade. “João Pessoa foi abandonada por você, e é só lembrar como era Mercado do Peixe, o Terminal de Integração, diversos espaços público privatizados e abandonados. A cidade precisa de gente com capacidade de saber o que deve ser feito e como fazer, que trate a verba pública com zelo e use o dinheiro suado da população em benefício da própria população”, disse Estela, voltando a desafiar Cícero Lucena a abrir mão do sigilo de justiça que ele tem sobre os processos judiciais aos quais responde.
Estela defende projeto que entrega casa popular com fogão e geladeira
Questionada pela candidata Lourdes Sarmento (PCO) se a proposta de entregar casas populares com fogão e geladeira seria compra de voto, a candidata Estela Bezerra (PSB) disse que é algo perfeitamente viável. “Não existe uma compra de votos com geladeira e fogão, mas sim uma política pública que vai cada vez mais beneficiar aquelas camadas da sociedade mais vulneráveis. Ou a gente cria equidade para nivelar e dar igualdade à sociedade ou nós não conseguimos avançar”, afirmou Estela. A candidata garantiu a entrega de 10 mil casas populares durante a sua gestão, todas com fogão e geladeira, beneficiando quem mais precisa.
A concessionária PBGás, que instalará tubulação de gás natural nos conjuntos habitacionais que serão construídos na gestão de Estela, tem um programa de troca de fogões convencionais para os que permitem a conexão de tubulação de gás encanado, arcando com um percentual do valor do fogão. De acordo com o projeto de Estela, a prefeitura arca com este percentual que antes era pago pelo morador destes novos conjuntos.
Estela também aproveitou para explicar como funcionará o programa de substituição das geladeiras antigas por novas, visando à diminuição do consumo e do gasto com energia para as pessoas com baixa renda, em parceria com projetos que já existem, promovidos pela concessionária de energia da Capital, a Energisa e pelo Governo Federal. “Nós também iremos substituir aquelas geladeiras por outras novas, que tenham eficiência no consumo de energia”, disse Estela, garantindo que esse programa irá garantir a racionalização do gasto de energia e reduzir os gastos das famílias mais pobres.
A Energisa, já possui um projeto onde lâmpadas e geladeiras são trocadas por novas, a fim de reduzir o consumo de energia de eletrodomésticos antigos. Em 2011, mais de quatro mil geladeiras foram substituídas. O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. A proposta de Estela é otimizar esta ação da concessionária, fornecendo estas geladeiras as famílias beneficiadas pelo programa habitacional, arcando com parte dos gastos.
Estela reafirma que desapropriação da Fazenda Cuiá teve lisura e transparência
A candidata Estela Bezerra (PSB) foi perguntada pelo candidato José Maranhão (PMDB) sobre detalhes do Caso Cuiá e do Jampa Digital. Sobre o primeiro, ela afirmou que a desapropriação da Fazenda Cuiá foi realizada de maneira transparente e que o valor da transação foi abaixo da média do mercado. “Na época, eu era Secretária de Planejamento, e todo o processo foi realizado com bastante lisura. O que se operou ali em orçamento e de custo de avaliação daquela área da cidade foi inferior ao que se pratica no mercado”, disse.
Ela também destacou a importância da desapropriação daquele local pelo poder público. “É preciso que as áreas de cobertura vegetal sejam preservadas e isso só acontece quando elas se tornam públicas e de uso da população, não existe outra maneira. João Pessoa tem uma das áreas verdes mais importantes do nosso continente, porém ela é de propriedade privada”, evidenciou. O parque também contém nascentes de rios da cidade e, para Estela, só é possível limpá-los se o espaço se tornar responsabilidade do poder público.
Sobre o caso Jampa Digital, Estela diz que, apesar de participar do governo na época, o projeto é uma responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). “Acompanhamos o projeto, que vigora até outubro deste ano e acredito que a atual gestão deve dar continuidade a isso e os caminhos que ele teve na atual gestão são responsabilidades do atual prefeito, Luciano Agra”, enfatizou Estela. A candidata do PSB ainda fez questão de reforçar que não é ré de nenhum dos dois processos e abriu mão se qualquer segredo de Justiça.
Estela reafirma desafio a Cícero Lucena sobre segredo de Justiça
A candidata à prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), comentou a respeito da decisão da coordenação do debate realizado pelo Portal Correio/UOL, que não a permitiu apresentar documentos ou fazer desafios a nenhum dos concorrentes. “Foi uma decisão bem engessada. Eu não apresentei nenhum documento, na verdade eu rememorei, pois no último debate, ele assumiu o compromisso de que quebraria o sigilo de seus processos. Eu disse que assinei o documento e, além de desviar do assunto, ele fugiu do debate”, afirmou. A candidata reafirma o compromisso e quer que Cícero Lucena (PSDB) assine o acordo o qual ela já assinou. “Eu gostaria de ver ele, de fato, cumprindo com a palavra que disse publicamente”, finalizou a candidata.
“Não fujo de pergunta, não tenho medo de resposta”, diz Estela sobre debate
A candidata à prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), avaliou as questões discutidas no debate realizado pelo Portal Correio/UOL, nesta sexta-feira (14), como necessárias para que se conheça melhor os candidatos. “Eles contribuem com a possibilidade da população conhecer o perfil dos candidatos, suas propostas, contradições e, principalmente, a postura deles”, disse. Quando perguntada se algumas das questões discutidas foram desnecessárias, Estela acredita que não. “As perguntas estão em torno do que é preciso ser discutido, a esfera pública requer que você tenha conduta, responda pelo passado, pelo presente e pela capacidade de gerir o futuro. Não houve desaforo, mas sempre respondo energicamente. Não fujo de pergunta, não tenho medo de resposta”, finalizou a candidata.