BETH TORRES Direto de João Pessoa
A Justiça Eleitoral mandou suspender (ainda no final da tarde de ontem) a realização da pesquisa Ibope em João Pessoa até que se apure o porquê do nome da candidata Estelizabel Bezerra (PSB) não constar nas cédulas entregues aos eleitoresentrevistados. Segundo a juíza, é mais prudente evitar a continuação da pesquisa até que o Ministério Público investigue o que aconteceu.
Um pesquisador do Instituto Ibope, chamado de Ricardo Miranda, foi detido nesta terça-feira em João Pessoa, enquanto realizava pesquisa eleitoral. De acordo com informações do coordenador jurídico do PSB, Marcelo Weick, não constava no formulário de perguntas o nome da candidata Estela Bezerra.
A decisão foi da juíza da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Túlia Gomes de Souza Neves. A magistrada informou que vai encaminhar o caso ao Ministério Público. “Não sabemos que tipo de prejuízo poderá causar à candidata e sendo assim, o mais prudente é parar com a pesquisa por enquanto”, disse a juíza eleitoral.
De acordo com Túlia, mais de 50 cédulas apreendidas estavam sem o nome da candidata Estelizabel Bezerra. “Caberá ao Ministério Público analisar o caso e indicar que tipo de crime pode configurar esse erro do Ibope”, frisou. A juíza deu ainda um prazo de 48 horas para o pesquisador do Ibope, Ricardo Miranda, apresentar defesa junto à Justiça Eleitoral, caso queira.
|
Do site Terra
|