O Movimento Janelas pela Democracia-Impeachment Já realizará ato no próximo dia 18/6, a partir das 18:30. O Movimento defende a democracia e a vida no Brasil e é formado pelos partidos PDT, PSB, REDE, PV e Cidadania, a decisão foi tomada na terça, 02/06, em reunião para avaliar o cenário atual. O movimento decidiu apoiar os manifestos Estamos #Juntos e Basta e os convidou para somar fileiras com o Janelas pela Democracia. Segundo nota lançada após o encontro é “essencial juntar forças e esforços, ampliar as alianças, superar conflitos porventura existentes em cada trajetória política particular” para superar a ameaça autoritária que paira sobre a nação brasileira. Houve também uma saudação ao movimento da sociedade civil realizado pelas torcidas organizadas de clubes de futebol no último domingo, com ressalva à quebra do distanciamento provocada pelo protesto. Representantes dos partidos também apoiaram o ato antirracista ocorrido nesta segunda-feira (01), em Curitiba-PR, mas condenaram a queima da bandeira do Brasil, vista como um ato que beneficia a narrativa de extrema-direita, suspeita de estar infiltrada no local.
Leia a nota na íntegra:
JANELAS PELA DEMOCRACIA – IMPEACHMENT JÁ – EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA VIDA
PDT, PSB, REDE, PV e Cidadania reuniram-se nesta manhã (2/6) para debater as estratégias de resistência às ameaças autoritárias, que se fazem presentes no atual cenário político nacional.
Os partidos decidiram, nesta oportunidade, realizar um novo evento do movimento Janelas pela democracia – Impeachment Já, a ocorrer no próximo dia 18/6, a partir das 18:30.
Na avaliação de cenário realizada, os partidos registraram, e saúdam com enorme alegria, o lançamento dos manifestos Estamos #Juntos, que congrega artistas, acadêmicos e lideranças políticas, em defesa da vida, da liberdade e da democracia e Basta, que reúne mais de 600 juristas, de diferentes orientações ideológicas, em defesa da democracia e do Estado de Direito.
A organização da sociedade civil, para fazer frente aos arroubos autoritários do atual mandatário do país, é de suma importância, razão pela qual os partidos signatários dessa nota convidam os apoiadores dos manifestos Estamos #Juntos e Basta a se somarem ao movimento Janelas pela democracia.
Neste momento, ressalte-se, é absolutamente essencial juntar forças e esforços, ampliar as alianças, superar conflitos porventura existentes em cada trajetória política particular, porque não haverá mérito ou vitória, se não for a da bandeira que une a todos os democratas do país, ou seja, a superação da ameaça autoritária que paira indistintamente sobre todos nós.
Ainda quanto a manifestações da sociedade civil, saudamos o verdadeiro levante das torcidas organizadas de clubes de futebol havido neste domingo (31/5), não obstante o fato de que ocorreu na ocasião um relaxamento do distanciamento social, que todos nós defendemos como medida sanitária de absoluta importância no combate à Covid-19.
É necessário destacar, nesta oportunidade em que a sociedade civil se põe em campo para assegurar a normalidade democrática e o Estado de Direito, que não se admite em hipótese alguma o desrespeito a quaisquer dos símbolos nacionais.
Condenamos, portanto, ação que levou alguns manifestantes a queimarem a bandeira nacional, em ato antirracista ocorrido nesta segunda-feira (01), em Curitiba-PR. Nunca é demais lembrar que esse tipo de comportamento interessa sobremaneira às narrativas da extrema-direita, em sua guerra sem tréguas contra os verdadeiros democratas – o que sempre permite supor a infiltração de seus quadros, em manifestações pacíficas e ordeiras.
Como último registro, observamos que a vigorosa reação da sociedade civil às investidas antidemocráticas, nos estimula a fazer do próximo evento do Janelas pela democracia mais um elemento da trajetória que nos levará à vitória sobre o retrocesso.
Assinam:
Presidentes:
Partido Democrático Trabalhista – PDT
Partido Socialista Brasileiro – PSB,
REDE Sustentabilidade
Partido Verde
Cidadania
Lideranças
Partido Democrático Trabalhista – PDT
Partido Socialista Brasileiro – PSB,
REDE Sustentabilidade
Partido Verde
Liderança da minoria