O PSB na Bahia tem a meta de dobrar o número de vereadoras eleitas no Estado no pleito municipal de 2020, afirmou a deputada federal e presidente estadual do partido, Lídice da Mata, durante o Seminário Formação Política de Mulheres Socialistas, que ocorreu no último sábado (19), em Salvador.
O encontro encerrou um ciclo de palestras que formou mais de 500 militantes socialistas em eventos nas cidades de São Francisco do Conde, Camaçari e Serrinha, além da capital baiana.“É preciso pensar na participação feminina não para cumprir cota, mas para ocupar os espaços na política”, disse Lídice.
“Tivemos um número expressivo de mulheres militantes nas quatro edições. O objetivo é fazer com que o PSB Bahia chegue a um número recorde de candidatas mulheres em 2020”, salientou a secretária estadual de Mulheres do PSB, Luciana Cruz.
A importância da mulher na política e o empoderamento como uma das formas de combate à violência estiveram entre os temas debatidos pelas socialistas.
Primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes falou sobre a sua trajetória como militante de movimentos sociais e defendeu a participação das mulheres na política.
“Nós queremos, sim, os espaços ocupados pelos homens. Firmar o pé e ir ocupando os lugares que você quer ocupar. Não tem que olhar com medo de perder. Se colocar, de alguma forma, faz toda a diferença”, afirmou a vice-governadora.
A deputada estadual Fabíola Mansur, que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, destacou o estímulo do partido no Estado à entrada de mulheres na política para a ampliação feminina nos espaços de poder.
“Isso confirma o nosso compromisso histórico do nosso partido com as pautas femininas, para além das pautas como a paz, a justiça, igualdade, direitos humanos, além dos nossos compromissos, com a ética, com a honestidade, com o novo pacto federativo. Dentro dessas pautas, se encontra o direito pela defesa das mulheres”, avaliou.
Participaram do encontro movimentos de mulheres de bairros, comunidades e associações. No evento, Janda Mawusi, militante do movimento negro, assinou ficha de filiação ao PSB. Também foi lançado o site contra feminicídios nenhumamulheramenos.com
Fonte: PSB Nacional