Desde 2017, a participação igualitária de mulheres e homens dentro das empresas começou a evoluir, não apenas no mundo, mas também no Brasil. Em recente pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton, o número de mulheres em cargos de CEOs passou de 11% para 16%, no último ano.
Além disso, a Insper com a Talenses, consultoria especializada em recrutamento e seleção, realizaram um estudo para a Panorama Mulher 2018, que mostra que quando a presidente é do sexo feminino, mulheres ocupam mais cargos de liderança na empresa. Segundo a pesquisa, 34% das funções de vice-presidência, 45% das cadeiras de diretoria e 41% dos cargos em conselhos. Já quando o CEO é homem, os índices passam para 18%, 23% e 10%, respectivamente.
No Brasil algumas mulheres estão se destacando em diversos mercados. Tatiana Mancini, paulistana, mãe e esposa, com 40 anos, é CEO de uma marca de luxo de tratamento capilar home care e comenta que para ter o sucesso que ela tem hoje, foi necessário muito empenho e trabalho. “Sou formada em Direto com especialização em Branding de Luxo e Business Intelligence. Ao longo dos anos, cresci e me desenvolvi como profissional com cursos de especialização na área de negócios e feiras internacionais com foco em construção de marca, vendas e varejo”, comenta.
Nos 20 anos em que trabalhou na indústria foi executiva no mercado de informática, sempre focando no varejo e na construção de marca. Ademais, a profissional sempre está em busca de novas tendências sem deixar de ter outras mulheres ao seu redor para o continuo crescimento da empresa. “Acredito que nós mulheres não podemos parar de estudar, se desenvolver profissionalmente e trazer novidades para as outras. Precisamos nos ajudar”, finaliza Tatiana.
Fonte: EXAME