O Brasil e o mundo gritam: Ele Não!
Movimento se tornou a maior manifestação organizada por mulheres já vista na história no país
No último sábado de setembro, 29, milhares de mulheres das mais variadas idades e origens, reuniram-se em mais de 66 países e em quase todos os estados do Brasil, para explicitar a insatisfação e o temor com a candidatura fascista, de extrema direita de Jair Bolsonaro à Presidência da República pelo PSL (Partido Social Liberal).
Dora Pires, secretária nacional da SNM, disse que “as mulheres socialistas como todas as outras mulheres brasileiras se mobilizaram. A manifestação de sábado foi muito importante para deixarmos evidente a este homem e a todos aqueles que defendem o fascismo, a misoginia, o racismo, a homofobia que nós, mulheres, exigimos respeito e direitos iguais e não vamos tolerar a volta ao passado e a caçada aos direitos fundamentais de cada cidadã brasileira”.
Apesar de não ter tido cobertura significativa na mídia tradicional, as diversas manifestações foram inteiramente organizadas através das redes sociais. No Brasil, mais de 300 cidades tiveram protestos. Países como Chile, México, Alemanha, França, Londres, Portugal, Espanha, EUA, Suécia, Suíça, Canadá, entre outros, também registraram adesão à campanha, segundo o G1.
Os atos que obtiveram maior concentração de pessoas ocorreram em São Paulo, com 150 mil, e no Rio de Janeiro, com 200 mil, segundo as organizadoras. Belo Horizonte e Pernambuco também realizaram protestos marcantes.
A manifestação recebeu o nome de #elenão, tag que começou a circular na Internet fazendo referência ao presidenciável. Em palestra proferida no dia 03 de abril deste ano, no Rio de Janeiro, Bolsonaro disse: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, e a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”. Esta afirmação motivou milhares de mulheres a irem às ruas mostrarem ao deputado que nós, mulheres, não somos “fraquejadas” e que podemos, inclusive, decidir os resultados das eleições de 2018.
Continuamos na luta!
#EleNao #EleJamais #EleNunca #EleNemComAPeste #EleNemComAGota